culturaentretenimentolauro de freitas

Exposição sobre cultura junina marca retomada do Núcleo de Museu em Lauro de Freitas

0

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas retoma as atividades do Núcleo de Museu, implantado na cidade durante a primeira gestão da prefeita Moema Gramacho, que foi desativado de 2013 a 2016. A iniciativa acontece na data em que se comemoram em todo o Brasil os 200 anos de instalação do primeiro museu no país.

De acordo com o professor e historiador Gildásio Freitas, a exposição “Manifestações Culturais Juninas da cidade” abre este novo ciclo de mostras voltadas para a cultura e momentos especiais de Lauro de Freitas. “A intenção é levantar a memória do município e esse período junino veio a calhar já que temos tantas ricas manifestações culturais”, explicou.

Por meio de fotos dos grupos tradicionais que desfilam na cidade para comemorar o São João – como Arrasta Jegue, Chapéu e Gravata e Nego Fujão – e de manifestações típicas como o samba junino e as sambadeiras do Quingoma, os visitantes poderão revisitar a arquitetura antiga de Lauro de Freitas, relembrar personalidades e matar a saudade dos velhos tempos. “O Arrasta Jegue, por exemplo, fez e faz a alegria de muitas famílias da cidade; é um dos mais antigos”, frisou o professor.

O público poderá visitar a exposição a partir desta segunda-feira (21), das 8h às 14h. As fotos ficarão fixadas em telas no Terminal Turístico Mãe Mirinha em Portão até sábado (02/07). A entrada é franca.

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Arquivo PMLF

Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas

19/05/2018

71 3288 8371

Vitória firma parceria com entidades esportivas da cidade com apoio da prefeitura

Artigo anterior

Resultados do Seminário S.O.S. Rio Joanes são apresentados na Reunião da APA Joanes-Ipitanga.

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *