lauro de freitasnotíciassaude

Lauro de Freitas disponibiliza autoteste de HIV para ser feito em casa

0

A partir de agora as 16 Unidades de Saúde da Família (USF) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) de Lauro de Freitas distribuirão autoteste para a detecção do HIV. O exame é gratuito, seguro e permite ao paciente resultado em até 20 minutos além de poder ser realizado aonde e quando a pessoa quiser.
De acordo com o coordenador do programa municipal IST/HIV/ AIDS e Hepatites Virais, o teste é feito a partir da coleta da coleta de uma gota de sangue com a efetividade de até 99,9%. “Esse exame é indicado para uso doméstico, como um autoteste de triagem inicial, conseguindo detectar a presença do vírus HIV (tipo 1 e 2), além de agentes causadores da Aids”, disse.
Na caixa do autoteste contém manual de instrução, lanceta automática estéril, dispositivo de coleta de amostra, curativo adesivo e sachê com álcool. “Os usuários com resultado positivo no autoteste, devem refazer o exame desta vez no CTA. As orientações são passadas no momento da retirada do autoteste. Se tiver dúvidas na hora da realização do autoexame para HIV, a pessoa pode ligar a qualquer hora para 0800 887-1589 ou 136, ou contatar o CTA através do telefone 3369- 9940”, informou Franklin.
Cada pessoa, munida de documento com foto, pode retirar até dois autotestes por mês. O exame é fácil e rápido, semelhante a um teste de glicemia. O usuário coleta uma pequena amostra de sangue da ponta do dedo, com a lanceta estéril fornecida na caixa e aguarda de 10 a 20 minutos. No resultado negativo, apenas uma linha colorida aparecerá na janela do dispositivo. Em caso positivo, duas linhas coloridas aparecerão.

Jornalista Giovanna Reyner
Foto Danilo Magalhães
ASCOM/PMLF
19/06/2020
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Prefeitura intensifica Operação Tapa Buracos nas ruas mais danificadas pelas últimas chuvas

Artigo anterior

Com bloqueios parciais, Prefeitura intensifica fiscalização do cumprimento de medidas de combate ao coronavirus

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *