lauro de freitasnotíciaspolítica

Lauro de Freitas inaugura primeiro Procon Municipal da Região Metropolitana

0

Com a inauguração, nesta quinta-feira (4), da unidade de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Lauro de Freitas se torna a primeira cidade da Região Metropolitana (RMS) a municipalizar o serviço. A cerimônia reuniu autoridades estaduais e municipais. Implementado pela Prefeitura em parceria com o Estado, o Procon atende consumidores com orientações sobre direitos e deveres, além de educar fornecedores sobre seu papel nas relações de consumo.

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, aponta o comércio crescente no município e destaca que o Procon é uma conquista para a população. “Temos aqui um instrumento de diálogo e transparência que irá reduzir o volume de processos na justiça. Nossos munícipes agora não precisarão se deslocar para longe a fim de terem seus problemas resolvidos”. Moema fez agradecimento especial ao vereador Antônio Rosalvo e a Lula Maciel, ex-vereador e atual secretário de Governo, por incentivarem o projeto de Lei do Procon Municipal, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

Filipe Vieira, superintendente do Procon Estadual, explica que a unidade de Lauro de Freitas irá prestar serviços nas linhas de atendimento ao público, fiscalização de comércios e ações educativas. “O trabalho do Procon representa tudo aquilo que se aproxima do povo. O que temos de serviço no Estado haverá aqui em Lauro de Freitas”, aponta. O Procon Municipal é uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e o Procon Estadual. Emiliano José, superintendente de Direitos Humanos, representou a SJDHDS na inauguração.

A localização do órgão, em área de grande circulação e fácil acesso, é um ponto positivo apontado pelo procurador geral Kivio Dias. “A gestão municipal concretiza mais um serviço de qualidade para os cidadãos. Parabenizo a prefeita Moema Gramacho que participou ativamente de todo o processo, e cumprimento o legislativo que aprovou o projeto de Lei e demonstrou preocupação com os anseios da sociedade”, disse. O Procon Municipal ocupa unidade no Empresarial Torre Business, próximo ao Hospital Menandro de Faria.

Para o coordenador do Procon Municipal, Gleydson Faleiro, o órgão vai buscar, principalmente, harmonizar as relações de consumo. “Lauro de Freitas é o município que mais se desenvolve no país. Esta unidade faz parte do crescimento da cidade” pontua. O Parque Shopping Bahia, que será inaugurado no segundo semestre de 2019, é um exemplo desse aquecimento econômico.

Moradora de Portão, a auxiliar de nutrição Joselita Fernandes avalia o Procon Municipal como um avanço para a cidade. “A prefeita Moema está trabalhando muito bem. Trazer este serviço para Lauro facilita muito a vida de todos”, afirma. Para o atendimento no Procon, é fundamental que o consumidor possua documentação relativa ao consumo, como notas fiscais, recibos, contratos, certificados de garantia, carta de cobrança e comprovantes em geral, que facilitam a solução do problema e o encaminhamento aos órgãos competentes.

Inicialmente, o Procon Municipal vai realizar ações educativas dirigidas aos consumidores e fornecedores do município, além de prestar orientações gerais na unidade. No período de 8 a 31, será implantado o Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec) e a equipe de trabalho recebe treinamento. Os serviços de orientação jurídica, abertura de reclamações e conciliação terão início em 1º de novembro.

Jornalista Laerte Santana
Foto Edgar Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
04/09/2018
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

MANASSÉS já realizou 2000 doações de cadeira de rodas através do projeto Agora Eu Vou.

Artigo anterior

SEPLAN avança na implantação dos Laboratórios de Robótica em Lauro de Freitas.

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *