entretenimentolauro de freitasnotícias

Lauro de Freitas intensifica vacinação contra raiva animal a partir desta terça, dia 3

0

Com a Bahia em alerta epidemiológico, a Prefeitura de Lauro de Freitas vai reforçar a Vacinação Antirrábica Animal a partir desta terça-feira (3). A Campanha de imunização de cães e gatos segue até o dia 4 de agosto, em vários pontos da cidade, das 9h às 15h. Os animais devem ter mais de três meses de idade e não podem estar doentes, as fêmea recém-parida só podem ser vacinadas após 15 dias do resguardo e o dono deve levar o cartão de vacina do seu animal.
A Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção dos donos de animais para a importância da vacinação. O vírus rábico está circulante no município depois que foram confirmados laboratorialmente quatro casos de morcegos e um cão positivo para raiva. A vacinação é a única forma de quebrar a cadeia epidemiológica de transmissão, impedindo que o vírus alcance a população. No homem a raiva é fatal.
Sintomas:
A raiva é transmitida pela saliva do animal doente em contato com a pele, por mordidas, arranhões ou lambidas. Geralmente os principais sintomas é a mudança de comportamento do animal, que passa a babar muito, pode ficar muito bravo, apresentar dificuldade de engolir e paralisia das patas traseiras, além do latido diferente.
A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) tem reforçado as ações de vacinação contra a raiva. No ano passado, 21.751 cães e 8.326 gatos foram imunizados contra a doença.
Locais de vacinação:
SEGUNDA – Shopping 10 (Itinga), USF Noel Alves (Portão), USF Capelão, PSF Vida Nova e Clube de Vilas
TERÇA – Escola Enock Amaral (Centro), Vila Nova (Portão), Areia Branca (AR), Escola Jardim Ipitanga (Vida Nova), Clube Ipitanga (Centro).
QUARTA – Parque Ecológico (Vilas), USF Irmã Dulce (Portão), Escola Amauri Montalvão (Areia Branca), PSF Vida Nova, Policlínica Carlos Bastos (Vila Praiana).
QUINTA – PA Nelson Barros (Centro), Terminal Turístico de Portão, USF Jambeiro, Escola Jardim Ipitanga (Vida Nova), USF Parque S. Paulo (Itinga)
SEXTA- Clube de Vilas, Escola Pedro Paranhos (Portão), USF Areia Branca, PSF Vida Nova e Sartre COC (Vilas).

Jornalista Angélica Moreira

Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas
02/07/2018
71 3288 8371
Site laurodefreitas.ba.gov.br

Atenção! Utilidade pública. Clonaram o WhatsApp do secretário de Administração de Lauro de Freitas, Ailton Florêncio

Artigo anterior

Vereadora Naide Brito comemora implantação da Ronda Maria da Penha em Lauro de Freitas

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *