entretenimentolauro de freitasnotícias

Mulheres empoderadas destacam ações contra a violência em sessão especial na Câmara

0

A voz da prefeita Moema Gramacho ecoou forte no plenário Lafayete Coutinho da Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas durante a Sessão Especial em homenagem ao mês das mulheres. Em tom empoderado e encorajador, característicos das mulheres que lutam e acreditam num país menos discriminatório e machista, a gestora apontou os números da violência contra o gênero, desigualdades e das conquistas de suas gestões neste sentido.
Para um auditório lotado de homens e mulheres, Moema pontuou os tipos de violência praticados contra a mulher e trouxe dados alarmantes sobre a incidências dos casos somente no ano de 2017. De acordo com a gestora, no ano passado doze mulheres foram mortas por dia no Brasil. “Essa barbárie precisa acabar e o pior é que a maioria dos crimes ou agressões são cometidos pelos companheiros. Hoje nós temos a lei do feminicídio, que ajudei a aprovar na Câmara Federal durante o governo Dilma. A medida é aliada a Lei Maria da Penha como forma de punir e combater os crimes “, disse.
Em Lauro de Freitas, início da gestão de Moema em 2005 foi implantada na cidade a primeira Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Brasil, ainda no mesmo ano a cidade recebeu o Centro de Referência Lélia González que atende mulheres vítimas de violência doméstica com orientações jurídicas e atendimentos psicológicos. “Este ano estamos em vias de implantar a Ronda Maria da Penha que é uma ação especial para estes casos e também a Delegacia Especializada em Atendimentos à Mulher (Deam), que deverá funcionar na Itinga”, informou.
Iniciativa das quatro vereadoras do parlamento – Mirian Martinez, Luciana Tavares, Débora Regis e Naide Brito – a solenidade contou com a presença de autoridades policiais, representantes do governo do estado e municipal e da sociedade civil. Ao lado da secretária estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, e das secretárias municipais de Políticas para Mulheres, Bárbara Chaves, e de Desenvolvimento Social e Cidadania, Huldaci Santana, da deputada Maria Del Carmen e da juíza Antônia Faleiros, a presidente da Câmara, Naide Brito homenageou a memória da vereadora Dona Augusta, falecida no início deste ano, e dedicou a ação à vereadora carioca Marielle Franco, executada este mês no Rio de Janeiro.
“Também dedico a Mariza Letícia, porque nós sabemos que ela sofreu uma violência psicológica muito grande com a incriminação de Lula sem provas, o que a levou à morte”, lembrou.

Jornalista: Giovanna Reyner
Fotos Rafael Magno

Assessoria de Comunicação
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS

Menino de Ouro do PSB, Sérgio Cordeiro

Artigo anterior

Rui autoriza início das obras para construção de Policlínica no Subúrbio Ferroviário de Salvador

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *