lauro de freitas

Novembro Azul: Prefeita Moema Gramacho lança campanha pela saúde do homem

0

Na luta contra o preconceito que impede muitos homens de realizarem o exame de toque retal, principal procedimento para detecção do câncer de próstata, a Prefeitura de Lauro de Freitas lançou na tarde deste sábado (11) a Campanha Novembro Azul. Para reforçar o apelo, até o final do mês um carro da coleta de lixo pintado de azul, a cor da campanha, vai circular pelas ruas da cidade. Pontos específicos e de grande fluxo também estarão iluminados em tons azuis.
Palestras, consulta com urologista, exames do PSA e ultrassonografia estarão disponíveis a partir desta segunda-feira, dia 13, no Hospital Dia Municipal Jorge Novis, unidade da rede municipal que abraçou a campanha e dará prioridade total à realização dos exames com demanda aberta, ou seja, não precisa marcar na Central de Regulação.
“Os homens devem estar sempre atentos a este mal silencioso e se cuidar não apenas em novembro, mas durante o ano inteiro”, destacou a prefeita Moema Gramacho no lançamento da campanha, realizada no Ginásio Municipal de Esportes. A doença é a segunda causa de mortes no sexo masculino em todo o mundo. No Brasil são 12 mil mortes por ano. Na Bahia 3.910 novos casos devem ser diagnosticados até o final do ano.
O secretário da Saúde, Erasmo Moura, fez um alerta. De acordo com o gestor, que também é médico, o preconceito é a principal causa das mortes pela doença. “Se detectado precocemente o câncer de próstata tem grandes chances de cura. Os homens devem procurar a unidade para estar em dia com seus exames. Este tipo de câncer é severo e se não detectado ou tratado tem altas taxas de mortalidade”, disse.
O Diretor médico do Jorge Novis, Rogério Medrado, também chama a atenção para a importância do exame de toque retal. “O PSA é importante, mas nada substitui o toque retal para o diagnóstico de câncer. O urologista pode detectar uma lesão que o exame de sangue não identificou”. O médico informa ainda que o HMJN funciona a partir das 7h. “Esperamos receber toda população masculina de Lauro de Freitas que ainda não fez seus exames este ano”.
O câncer de próstata não dá sinais, não tem sintomas e não doi na fase inicial. Nos estágios mais avançados os sintomas podem ser dor nos ossos, quando há metástases ósseas, retenção urinária, sangue na urina e dor ao urinar. Os exames para rastreamento do câncer devem ser feitos a partir dos 50 anos ou 45 se houver casos da doença na família.

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

Deputada Mirela Macedo PSD na correria em melhorias nas rodovias em toda Bahia

Artigo anterior

Mais de mil servidores passaram pelo Salão Imobiliário de Lauro de Freitas

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *