lauro de freitasnotíciaspolítica

Pedágio, nota do Ideb, empoderamento e chuvas foram temas da sessão

0

Parlamentares apresentaram 25 proposições e 19 foram aprovadas

O descumprimento da isenção do pedágio na rodovia CIA-Aeroporto para os moradores de Areia Branca, foi tema de pronunciamento do vereador Edilson Ferreira, na sessão desta terça-feira (4). Segundo o parlamentar, a taxa está sendo cobrada e isso não foi o acordado previamente e os moradores estão reclamando que os cadastros estão sendo cancelados, o que precisa ser revisto.

Também em pronunciamento no grande expediente, o vereador Edivaldo Palhaço lamentou a baixa nota que a Bahia teve no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), medido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Para ele, seria necessário mais investimentos e o estudo de alguma forma de motivação desses jovens.

A vereadora Luciana Tavares afirmou que sempre irá pautar as questões de mulheres como um todo. Segundo ela, o tema abrange assuntos como inclusão, trabalho, empoderamento, violência, entre outros. “Precisamos colocar mais mulheres nos espaços de decisão”, ressaltou. E o vereador Coca Branco alertou o Poder Executivo sobre a necessidade de se preocupar com a chuva antes de ela chegar, para evitar problemas.

Moções

Das 25 proposições apresentadas na sessão, foram aprovadas 19. Entre elas duas Moções. A primeira, de Congratulação pela passagem do Dia do Biólogo, 3 de setembro, de autoria do vereador Fausto Franco. A outra, do vereador Edilson Ferreira, de Pesar pelo falecimento de Gilmar de Jesus Ferreira, caseiro da residência da prefeita Moema Gramacho há mais de 15 anos.

A criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Território Quilombolas em Lauro de Freitas está sendo proposta em um Projeto de Resolução apresentado por Edivaldo Palhaço. A proposição foi lida na sessão e encaminhada para apreciação das Comissões Técnicas da Câmara.

Curtas da sessão

*Luciana Tavares requer interseção junto ao governo do Estado para implantar no CSU de Portão um Balcão de Justiça e Cidadania; e indica uma vistoria completa em todos os ônibus escolares do município.

*Débora Régis requer a substituição de luminárias e lâmpadas por equipamento de LED na Rua Santa Efigênia, bem como as demais transversais do Jardim Tropical de Baixo e de Cima, em Itinga; e indica obras de esgotamento sanitário, passeios, meios fios com acessibilidade, drenagem e pavimentação na Rua Mutamba, Parque São Paulo (Itinga).

*Coca Branco requer informações sobre o plano de trabalho, quadro funcional, salarial e respectivas funções e locais de atuação, em relação ao convênio entre a Caixa e a Prefeitura, no valor de R$ 920 mil, para realização do trabalho social no ÂMBITO DO programa Minha Casa Minha Vida – residencial Lauro de Freitas/Areia Branca.

*Fausto Franco requer instituir no calendário escolar do município o “Mês de acompanhamento social, psicológico e terapêutico”, destinado às crianças e adolescentes das escolas públicas e comunidades próximas; e indica a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas 24 horas (CAPS AD III).

*Edilson Ferreira requer infraestrutura adequada para o loteamento formado próxima à escola municipal 2 de Julho; e indica a revisão do cadastramento dos veículos dos moradores que deveriam estar isentos da cobrança de pedágio junto à Concessionária Bahia Norte.

*Augusto César requer estudo técnico para viabilizar a urbanização e complementação da energia elétrica do Loteamento Arauá (Estrada do Jambeiro); e indica criar Projeto de Lei dando incentivo fiscal às empresas instaladas que tenham interesse em investir em equipamentos esportivos, praças de lazer e academias populares.

*Edivaldo Ferreira requer que seja implantada nas linhas da cooperativa Translauf que atendem o bairro de Vida Nova, o Setor C3 no roteiro nas Vias de Ligação I e Rua Aguas Santas; e indica a permanência da educação infantil e continuidade do ensino fundamental até o 5º ano na escola municipal Dom Avelar Brandão Vilela, na Rua São Mateus (Vila Praiana).

*Mirian Martinez requer infraestrutura e pavimentação da Rua Aldo Belardino, no Jardim Picuaia.

*Isaac de Belchior requer a urbanização, reforma e instalação de parque infantil na praça pública do Jardim Tropical (Itinga).

*Valmir Sodré indica instalação de dois “quebra-molas” na Avenida Brigadeiro Mário Epingaus, próximo a escola Alfabeto Mágico, Centro.

*Naide Brito indica a substituição de luminárias e lâmpadas dos postes de iluminação pública, por equipamento de LED, nas ruas Edson Gomes da Silva, José Rodrigues Santiago e Antenor Ferreira, em Vida Nova/Jardim Castelão.

04.09.2018

Ascom CMLF

Alberto Freitas – DRT/BA 1.180|98884-1487 (WhatsApp)

Celi Carvalho – DRT/BA 3.241|98637-5775 (WhatsApp)

Fotos: Danilo Magalhães – DRT/BA 4.031

Vereadora Débora Regis solicita instalação de lâmpadas de LED no Jardim Tropical em Itinga

Artigo anterior

Prefeitura levou serviços de saúde para moradores do Jardim Ipitanga

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *