entretenimentolauro de freitasnotícias

Prefeita de Lauro de Freitas é homenageada por sua luta em defesa das mulheres

0

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, foi homenageada nesta segunda-feira (26) na Assembleia Legislativa da Bahia, como uma das personalidades femininas que mais se destacaram na luta pelo empoderamento das mulheres. A Sessão Especial Março Mulher Marielle Franco Presente, convocada pela Comissão dos Direitos das Mulheres da Alba, emocionou os participantes a cada fala que relembrou a luta da vereadora assassinada no último dia 14, no Rio de Janeiro.
Moema Gramacho dedicou a homenagem às mulheres de Lauro de Freitas e a todas que fazem o dia a dia ser de luta. “Quero dividir essa homenagem com todas as mulheres, mas de modo especial com algumas porque estamos vivendo um retrocesso e essas mulheres foram vítimas das mais diversas formas de violência: Marisa Letícia, vítima da violência midiática, Dilma Rousseff vítima de um golpe institucional, e Mariele, que sofreu uma violência física, institucional, política, contra os direitos humanos e contra a democracia. Tentaram calar a voz de Mariele, mas nós vamos continuar defendo a democracia e o direito das mulheres”.
A deputada Mirela Macedo ressaltou a importância da trajetória da prefeita Moema Gramacho que a levou a ser uma das homenageadas. “Nem precisamos falar sobre Moema, essa mulher guerreira, de luta, em quem me espelho e com quem aprendo muito nessa caminhada política. Estou muito satisfeita em entregar a homenagem a ela que é uma pessoa de falar olho no olho, verdadeira, e que luta pelas menos favorecidas. Moema é uma grande mulher”.
Outra personalidade de Lauro de Freitas homenageada na sessão foi a presidenta da Câmara de Vereadores, Naide Brito. “Esse é um momento de reflexão. Temos que aproveitar o momento para nos municiar na luta por mais direitos e igualdades para as mulheres”. A placa de homenagem da vereadora foi entregue pela deputada estadual Maria Del Carmen. Entre as homenageadas estavam ainda a major Denice Santiago, comandante da Operação Ronda Maria da Penha, a delegada da DEAN de Brotas, Heleneci Souza, e a secretária estadual de Políticas para Mulheres Julieta Palmeira.
Emocionada a deputada estadual e presidente da Comissão dos Direitos das Mulheres Luiza Maia justificou a escolha no nome da sessão “Marielle Franco, presente!” como forma de energia para continuar levantando as bandeiras de luta que a vereadora defendia. “A gente vive um momento de golpe e retirada de direitos das mulheres. Nesse momento de dificuldade as mulheres precisam dar as mãos para lutar. Nossa força é a nossa organização”. A sessão especial do mês da mulher é realizada anualmente na Alba.

Jornalista Mariana Cedrim
Fotos Edgard Copque

Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas

Vereadora Naide Brito recebe homenagem Marielle Franco da ALBA

Artigo anterior

Sessão especial na ALBA emociona vereadora Mirian Martinez

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *