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Procon Lauro de Freitas inicia Operação Postos de Combustíveis nesta terça-feira (27). Consumidores aprovam ação

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A qualidade dos combustíveis, o funcionamento correto das bombas, a aplicação dos tributos e exposição do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em local visível. Esses foram alguns requisitos observados pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Lauro de Freitas, o Procon, durante a Operação Postos de Combustíveis, realizada através de uma força-tarefa com o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A fiscalização é composta por três fases; a primeira, que teve início na manhã desta terça-feira (27), estará em vigor até a próxima quinta (29).

A iniciativa tem como objetivo inibir fraudes e garantir um serviço de excelência para o consumidor, conforme explicou o diretor de fiscalização do Procon de Lauro de Freitas, Breno Mauro Lemos. “A ação dá mais segurança aos consumidores e alerta aos clientes e empresários de que o poder público está atento à qualidade da prestação de serviços desse segmento”, disse.

O primeiro estabelecimento vistoriado foi o posto Menor Preço, na Estrada do Coco, sentido Salvador. Após fiscalização rigorosa e teste de qualidade dos combustíveis, para medir o nível de água nos produtos, foi constatado que o local estava funcionando em conformidade.

“O Etanol deu 92,9%, quando o mínimo é até 92,5%. Avaliei também o teor de álcool na gasolina aditivada e comum, que pode variar entre 26% a 28%. Constatamos que a comum estava com 27% e aditivada 28%, ambos estão dentro do esperado”, explicou o especialista químico da ANP, Vanjo Lopes.

O posto de combustíveis registrou movimento intenso mesmo durante a Operação, e foi amplamente elogiada pelos clientes, que afirmaram sentir mais segurança na hora de abastecer.

“Para mim, enquanto consumidor, fiscalizações como essas são de extrema importância. Mostram que estamos pagando por um bom produto”, contou o estudante Diego Oliveira.

Para o comerciante Oziel Almeida, a iniciativa mostra a preocupação do poder público com a qualidade dos combustíveis. “Abasteço aqui de olhos fechados. Depois desse resultado, então, me deu ainda mais certeza de que faço a escolha certa. Estão de parabéns com essa medida”, destacou.

Os estabelecimentos que estiverem fora do padrão serão autuados e terão até dez dias para apresentar defesa. O valor da multa varia de acordo com a irregularidade.

Jornalista: Aina Soledad
Foto: Maína Diniz

27/04/2021

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TEL.: (71) 3288-8371
Mara Campos – Superintendente de Comunicação
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo

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