saude

Unidade referência para diagnóstico da Covid em Lauro de Freitas completa 600 dias com mais de 51 mil atendimentos realizados

0

Referência na estabilização e diagnóstico de pacientes com síndromes gripais e respiratórias em Lauro de Freitas, o PA Santo Amaro de Ipitanga celebrou 600 dias de funcionamento com a marca de 51.390 atendimentos realizados. Inaugurado no dia 15 de abril de 2020, a unidade disponibiliza serviços que incluem atendimento clínico e geral, realização de exames para diagnóstico da covid-19, raio X, exames laboratoriais e eletrocardiograma.

Nesses quase um ano e oito meses em funcionamento, o equipamento já realizou mais de oito mil testes rápidos, sendo 1.770 deles positivos. Mais de 11 mil testes do tipo swab e outros 2.928 swab rápido. O número de internações chegou a 1.200, os de exames de Raio X alcançaram a marca de 7.186, os de laboratório, 3.709 e eletrocardiograma, 926, segundo dados disponibilizados pela coordenação da unidade.

Embora os números de atendimento e procedimentos sejam expressivos desde a abertura do espaço de saúde, as notícias atuais são ainda mais animadoras. No local, apenas um paciente está internado vítima da Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira-feira (08). Segundo Gil Jaguará, coordenador geral da unidade, o resultado é devido ao avanço da vacinação e a qualidade no atendimento do PASAI.

“Somos uma das cidades da Região Metropolitana com um dos menores índices de mortes pela Covid. Atendemos também 20% a 30% da demanda vinda de outros municípios da região. Atualmente temos oito leitos ocupados, com pacientes de tuberculose, AVC, pneumonia e gripe. A gente tem uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e técnicos. Os servidores se revezam em plantões de 24h”, contou.

O coordenador ressaltou, ainda, que esta foi uma das realizações mais relevantes da gestão municipal. “É um equipamento de ponta, que possui ambulância avançada, com médicos para ajudar na transferência e conta também com um tanque de oxigênio que, inclusive, é referência na região”, destacou Gil.

Estrutura

A unidade foi construída no modelo de uma UPA. Com a pandemia, foi inaugurado para ser unidade de testagem, diagnóstico e tratamento da Covid 19. Logo na entrada do espaço, um toldo com cadeiras acolhe os acompanhantes que aguardam em segurança. A unidade conta com salas amarelas para quadros leves com leitos de observação, sala vermelha para quadros agravados com leitos equipados com ventilação mecânica e monitor multimétrico onde a pressão arterial, batimentos cardíacos e saturação de oxigênio podem ser aferidos, e sala de isolamento.

Jornalista: Aina Soledad

Foto: Natan Kiss

08/12/2021


SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Mara Campos – Superintendente de Comunicação

Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo

Governo da Bahia amplia qualidade de vida dos baianos com grandes obras em saúde e infraestrutura

Artigo anterior

Profissionais da educação municipal de Lauro de Freitas são homenageados por boas práticas

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *