CAPS e CER celebram carnaval com muita música, inclusão e alegria

0
71

O carnaval chegou com muita animação para os usuários dos Centros de Atenção Psicossociais Eduardo Alves de Araújo (CAPS II), Álcool e Drogas (AD) e Infantojuvenil (CAPSi), além do Centro Especializado em Reabilitação (CER), na manhã desta quarta-feira (11/2). A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), organizou uma programação que reuniu música, fantasias, integração e momentos terapêuticos que reforçaram a importância da inclusão e da convivência entre os assistidos.

O CAPS Folia começou no CAPS II, onde os usuários e equipes se concentraram para dar início à festa. Ao som de marchinhas e músicas carnavalescas, o grupo seguiu em caminhada até o CAPS AD, transformando o percurso em um verdadeiro desfile de alegria. Com adereços coloridos, sorrisos e muita disposição, os participantes mostraram que o carnaval também é uma importante ferramenta de cuidado em saúde mental.

No CAPS AD, a festa continuou com muita música e diversão, reunindo usuários dos três serviços em um momento de confraternização e fortalecimento de vínculos. As coordenadoras Daniele Almeida, Tati Caminha e Jaqueline Carvalho, dos CAPS II, AD e Infantojuvenil (CAPSi) respectivamente, comungaram da importância da ação conjunta entre os equipamentos para poder fazer desse momento de alegria, inclusão e diversão. Um momento terapêutico, onde eles conseguem externalizar a alegria de viver cada segundo.

Para os usuários, o sentimento era de pura empolgação. Tainá Lua, de 20 anos, moradora do Caji e atendida no CAPS II, não escondia a felicidade. “Ah, estou achando ótimo! Eu gosto de pular carnaval, o carnaval para mim é tudo de bom!”, disse animada.

No CAPS AD, a usuária Edneide Moreira, de 63 anos, moradora de Vida Nova, chamou atenção ao surgir fantasiada de comandante. “Eu estou me sentindo a rainha, sou linda, estou chegando aos meus 64 anos, tenho que curtir mesmo o carnaval e pronto, é o CAPS que eu gosto. Ótimo!”, finalizou com entusiasmo.

Já no Parque Ecológico de Lauro de Freitas, em Vilas do Atlântico, a folia momesca tomou conta do grupo do Centro Especializado em Reabilitação (CER). Com o tema “Incluir, acolher e festejar é Carnaval no CER”, a programação foi marcada por muita música, chuva de espuma e celebração.

A coordenadora do CER, Marina Makhoul, ressaltou que o evento foi resultado de três dias de oficinas terapêuticas preparatórias. “Encerramos hoje três dias de oficinas terapêuticas com vivências em grupo nas áreas de reabilitação intelectual, física e auditiva. Durante esse período, os participantes confeccionaram materiais de Carnaval, trabalhando a motricidade fina, a convivência, a socialização e diversos aspectos terapêuticos. Hoje, estamos aqui com toda a equipe multidisciplinar, celebrando este momento em que podemos compartilhar, brincar e vivenciar uma festa inclusiva, em que todas as pessoas, com ou sem deficiência, possam estar alegres e festejando o Carnaval”, destacou.

A emoção também tomou conta das famílias. Raiana Ferreira, de 27 anos, moradora de Vida Nova e mãe de Victor Souza, atendido pelo CER, falou sobre a iniciativa. “Sou mãe de Victor, que tem TDAH [Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade] e TEA [Transtorno do Espectro Autista] nível 2, ele é uma criança de difícil interação, e com esses eventos que o CER vem proporcionando, tem ajudado muito o Victor em relação à inclusão. Esse é um evento muito importante, não só para as crianças, mas para os pais também, porque trabalha a inclusão não só com as crianças, mas com os pais. Hoje ele ganhou como rei do carnaval do CER, e ano que vem esperamos por mais”, finalizou na expectativa.

Durante a programação, foram eleitos o rei e a rainha do carnaval do CER, encerrando a festa com ainda mais emoção e celebração. Mais do que uma comemoração, o carnaval dos CAPS e do CER reafirmou o compromisso com o cuidado humanizado, a inclusão e a promoção da alegria como parte fundamental do processo terapêutico, mostrando que festejar também é uma forma de cuidar.

Aladim Locutor

Leave a reply