Artes manuais de Lauro de Freitas são destaques na Expo Feira de Artesanato

0
409

Costura criativa, bijuterias, artesanatos em metais, madeira, desenho em papel e pintura em tela estão entre os itens confeccionados pelas mãos habilidosas dos artesãos que participam da Expo Feira de Artesanato de Lauro de Freitas até domingo (31). A iniciativa,  desenvolvida pela Secretaria de Administração (SECAD) e Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação Tecnológica (SMDE), em parceria com Parque Shopping Bahia, oportuniza mais de 15 empreendedores a demonstrarem seus produtos.

A Feira está no 3º piso de forma inteiramente gratuita para expositores e visitantes. De acordo com a prefeita, Moema Gramacho, a exposição integra a programação de ações em comemoração ao aniversário de 60 anos da cidade, celebrado neste domingo (31). “Essa é uma maneira de fomentar emprego e renda. A maioria da peças é desenvolvida por mulheres e estamos aqui para ajudar no que for preciso para auxiliar na autonomia financeira feminina”, disse, impressionada com as esculturas em coco seco, bonecas, biscuit e vasos ornamentais.

Entre os expositores, às profissionais trancistas afro do Baobás das Pretas chamam a atenção de quem passa pelo local. Além das vestimentas, os turbantes com temas africanos abrilhantaram o evento. Professoras e alunas do coletivo realizaram, nesta sexta-feira, um desfile entre os corredores da feira.  Cada jovem que subiu à passarela transmitiu uma lição de empoderamento e descoberta do ressignificado da potência feminina negra. “Baobás é resistência e a mulher negra resiste até hoje enfrentando o mercado de trabalho e lutando contra o racismo”, disse a mentora do grupo, Nana África.

Expondo seus produtos pela primeira vez em um estande de eventos, a artesã Telma Josefa avalia a experiência como positiva. Para ela, a expectativa é de muitas vendas e expansão do conhecimento. “Eu já trabalho com a confecção de pesos de porta e bonecas há algum tempo, mas antes era como um passatempo, agora faço de forma profissional. Estar em um shopping é bastante empolgante, me sinto valorizada enquanto profissional e espero fazer muitos contatos bons por aqui”, disse ela que mora na Itinga.

Texto – Giovanna Reyner

Foto – Danilo Magalhães

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply