Lauro de Freitas dá início ao Plano de Arborização com plantio de mil árvores nativas






A prefeita Débora Regis participou, nesta quarta-feira (10/9), do lançamento do Plano Municipal de Arborização Urbana. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), tem como objetivo ampliar as áreas verdes da cidade, melhorar a qualidade do ar, reduzir a poluição sonora e promover mais bem-estar à população. Durante a ação, a gestora da cidade se uniu a estudantes da Escola Municipal Vila Nova de Portão no plantio coletivo de árvores nativas da Mata Atlântica, dando início à formação de um corredor verde na Avenida Brigadeiro Alberto C. Matos, localizada no bairro Jardim do Jockey.
A gestora do Executivo ressaltou a importância de incluir Lauro de Freitas no rol das cidades mais sustentáveis do país. “Estamos cuidando da nossa cidade com responsabilidade, o projeto é para que, as futuras gerações usufruam de uma cidade limpa com avenidas e espaços mais verdes e acolhedores. Cabe a nós, gestores públicos, adotar as melhores práticas e isso estamos fazendo com planejamento e estudos aquedados”, disse a gestora.
Na Avenida Brigadeiro C Matos, foram realizados o plantio de 85 árvores nativas, como Ipês Amarelos e Pata-de-Vaca. De acordo com o secretário da SEMMA, Brígido Neto, a seleção das árvores seguiu critérios: viabilidade do clima da região, com a escolhas de espécies que suportem o salitre, uma vez que Lauro é uma cidade costeira. “Vamos realizar nesse primeiro momento o plantio de 1 mil mudas de árvores em diversas ruas e avenidas, também vamos recuperar áreas degradas em praças e jardins. A nossa meta é dá uma nova cara às ruas e avenidas da cidade e colocá-la no ranking de cidade sustentável e ecológica”, disse o titular da pasta.
Mudas de Ipê amarelo, rosa, branco, roxo e Pata-de-Vaca foram adquiridos para essa primeira etapa do Projeto Arboriza. Para a execução do plantio, foram realizados serviços de adubação com terra vegetal, tubo aerador, perneira em PVC, barreira mecânica contra formigas cortadeiras, coroamento, hidrogel e grade de proteção.
Filho da terra, locutor há mais de 20 anos, blogueiro, empresário e apaixonado por Lauro de Freitas-Bahia.
Leave a reply Cancelar resposta
Mais Notícias
-
Prefeita Débora Regis prestigia Dia D de vacinação e acompanha ação nas USFs
10 de maio de 2025