Prefeitura promove Julho das Pretas com palestra sobre enfrentamento à violência doméstica








Visando ampliar o acesso à informação e reafirmar que nenhum tipo de violência é aceitável, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), realizou, nesta terça-feira (8/7), a palestra de abertura da programação do Julho das Pretas, com o tema: “Vozes que libertam – Prevenção e enfrentamento à violência doméstica”. O evento aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizada na Rua Claudete Kramel, no Centro.
A ação tem como objetivo fortalecer, acolher e informar mulheres sobre seus direitos. “Esse é um espaço para construir caminhos e apoiar recomeços, para que mais mulheres possam sair de situações de violência”, afirmou Margeoire Mendes, secretária da SEMPADHIR.
A atividade contou com a participação da tenente PM Ana Cristina Nunes, do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM) de Lauro de Freitas. “No BPPM, as vozes que libertam atuam diretamente no acompanhamento das medidas protetivas, realizando visitas às vítimas. Esse vínculo de confiança com as mulheres amplia nossa capacidade de atuação”, destacou.
A palestra foi realizada por meio da Superintendência da Mulher. Para Carla Tatiane Fagundes, superintendente do órgão, a violência doméstica é uma das pautas mais urgentes. “Diversas temáticas atravessam a vida das mulheres negras, mas, infelizmente, a violência doméstica ainda é a mais urgente”, declarou. A subsecretária da SEMPADHIR, Cláudia Gomes, também reforçou a importância do Julho das Pretas no contexto local. “Mais de 70% das mulheres que sofrem violência em nossa cidade são negras. Esta ação é fundamental para dar visibilidade a essa realidade e promover ações concretas de enfrentamento”, afirmou.
O evento contou ainda com a presença da juíza titular da 1ª Vara Criminal de Lauro de Freitas, Antônia Faleiros, que destacou a necessidade de ampliar o debate. “Neste mês em que celebramos o Julho das Pretas, é essencial reconhecer que as mulheres negras estão mais vulneráveis às violências, por estarem na interseção entre racismo e machismo. Fortalecer a rede de proteção é urgente e necessário”, pontuou.
A programação de abertura contou também com uma apresentação cultural do Grupo de Teatro da PMBA, coordenado por Bárbara Soares, e participação dos músicos Hermes Machado e Bruno Santa Luzia. A ação integra as atividades do Julho das Pretas, mês dedicado à valorização das lutas das mulheres negras, com destaque para o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenha, celebrado em 25 de julho.
Filho da terra, locutor há mais de 20 anos, blogueiro, empresário e apaixonado por Lauro de Freitas-Bahia.
Leave a reply Cancelar resposta
Mais Notícias
-
Jovens e adultos de Lauro de Freitas iniciam curso que treina técnicas para redação do ...
19 de setembro de 2023