Rosalvo anuncia empresa vencedorade licitação para obras do Projeto Orla

0
106

Candidato a prefeito reuniu-se com barraqueiros de Ipitanga, onde serão investidos R$14,5 milhões

O projeto de requalificação e urbanização da Praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, foi discutido na terça-feira (10) pelo candidato a prefeito Antônio Rosalvo (PT) com barraqueiros da área, que ficaram otimistas em saber que a obra já foi licitada e tem recursos assegurados. A empresa vencedora do processo foi a Cinco Ferros, que apresentou o menor preço entre as concorrentes, O investimento total será de R$14,5 milhões.

“Acompanhei toda a luta pela preservação das barracas de Ipitanga, em 2011, junto com a prefeita Moema, na condição de presidente da Câmara Municipal, para que não fossem derrubadas, por ordem judicial, junto com as de Salvador”, relembrou Rosalvo, frisando que será uma realização a obra acontecer justamente na sua gestão como prefeito de Lauro de Freitas.

O projeto

O candidato a prefeito justificou que a demora para liberação da licitação deveu-se a exigências da Justiça Federal, em função da ação que resultou na derrubada das barracas da capital, apesar da praia de Ipitanga ser, na época, administrada pela Prefeitura de Lauro de Freitas. Os prepostos da Guarda Municipal de Salvador chegaram a derrubar uma barraca que ficava exatamente na divisa entre os dois municípios, ignorando de manifestação de resistência de moradores da área, barraqueiros, frequentadores da praia e políticos, entre os quais Rosalvo e a prefeita Moema.

O projeto da Nova Orla de Ipitanga, segundo Rosalvo, vinculará as barracas de praia a um grande complexo esportivo, com área para ginástica, quadra poliesportiva, pista de skate, bicicletário, parque infantil, áreas de contemplação, calçada acessível, rampa de acesso a faixa de areia, ciclovia e vagas para estacionamento de veículos. As barracas serão distribuídas em três módulos, cada um com 10 equipamentos mais um conjunto de sanitários, visando a desobstrução da visibilidade da praia.

Haverá, também, quiosques para baianas de acarajés e comércios de menor porte. O projeto prevê ainda iluminação, coleta de lixo seletiva e estação de tratamento de esgoto para atender a todos os equipamentos.

Parque Ecológico – O bairro será beneficiado também com a implantação do Parque Ecológico de Ipitanga, em Área de Preservação Permanente próxima à orla, em harmonia com a vegetação nativa a ser preservada. A urbanização prevê, no entorno, calçada acessível, iluminação em led, academia ao ar livre e um pórtico de acesso à área de preservação que passará a ser cercada. A população poderá visitar o parque, que possuirá ciclofaixa e uma ponte em madeira sobre o Rio Sapato.


Assessoria de Imprensa: Monica Bichara
Fotos: Matheus Souza

Aladim Locutor

Leave a reply