Com instalação de energia solar, estudantes da rede municipal de Lauro de Freitas já contam com salas climatizadas

0
217

Um ambiente refrescante e agradável é a nova realidade da sala de aula de Guilherme Soares, estudante da Escola Municipal Enock Amaral, em Lauro de Freitas. Para ele, a novidade de estudar em um espaço com ar-condicionado merece nota dez. “Eu estou achando uma maravilha a escola, gostei muito, está muito confortável. Agora vai dar para aprender mais, com mais animação”, disse o aluno, de nove anos, do 4º ano do ensino fundamental.

A climatização de toda a Escola Enock Amaral foi possível após a instalação de uma usina solar no telhado da própria unidade educacional. A estrutura utiliza placas fotovoltaicas para transformar a luz do sol em eletricidade. A Prefeitura de Lauro de Freitas já instalou o sistema de energia solar em 11 escolas municipais, que vão gerar energia elétrica para abastecer outras 53 unidades de ensino, por meio de uma regra de compensação da empresa distribuidora de energia elétrica.

De acordo com a secretária Municipal de Educação (Semed), Vânia Galvão, o sistema de energia solar vai proporcionar uma economia significativa para a rede. “A instalação da energia fotovoltaica possibilita que tenhamos salas climatizadas, com o custo baixo de energia. Isso vai proporcionar conforto não só para os profissionais da educação, mas para o nosso alunado que terá um melhor rendimento no aprendizado”, destacou.

As escolas que receberam o sistema de energia solar são: Enock Amaral, Pedro Paranhos, Jardim Talismã, Vida Nova, Mário Covas, Jacira Fernandes, Vovó Ciça, Dom Avelar, Vila Praiana, Mercedes Espírito Santo e Fênix. Ao todo, as usinas somam cerca de 1.900 placas solares, distribuídas nas unidades de ensino.

Dessas 11, a Enock Amaral já está com energia solar e climatização em pleno funcionamento. A Escola Jardim Talismã está com 80% das salas climatizadas e será finalizada nos próximos dias. Já na unidade educacional Pedro Paranhos a energia solar está em funcionamento. No restante, as usinas já foram instaladas e aguardam os processos de testes para ligações. A climatização em todas as escolas municipais segue gradativamente. 

Texto – Laerte Santana

Foto – Danilo Magalhães

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply