Deputado Joseildo Ramos trabalha pela criação do sistema único de assistência técnica e extensão rural

0
109

    O deputado Joseildo Ramos(PT-BA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar(MDA), promoveu seminário para debater a situação da assistência técnica e extensão rural no país e a possível criação de um sistema nacional unificado para o setor, semelhante ao Sistema Único de Saúde(SUS), na segunda(6), nas dependências da Universidade de Brasília(UnB). “A assistência técnica e extensão rural serve como um ponto articulador das ações nos diversos territórios de identidade. Por isso é muito importante fortalecer esse sistema para levar apoio ao desenvolvimento das famílias que vivem no campo”, afirmou o ministro Paulo Teixeira ao participar do evento. 

            Joseildo disse que o seminário “Diálogos de ATER para a agricultura familiar: proposta para a criação de um sistema unificado”, serviu para dar um novo olhar sobre a política de assistência executada atualmente pela União, estados e municípios. O deputado lembrou que o censo agropecuário 2017, realizado pelo IBGE, apontou que apenas 18% da agricultura familiar conta com serviços de assistência técnica e extensão rural. O setor reúne cerca de 4 milhões de propriedades em todo país.

“Ao ouvir representantes do governo, academia e entidades do terceiro setor reforçamos nossa convicção de que a criação do sistema único de assistência técnica e extensão rural é decisivo para um salto na produção de alimentos, principalmente da agricultura familiar. O seminário foi resultado das diversas reuniões que o deputado Joseildo promoveu desde o início do ano para debater o assunto.

            Participaram do seminário representantes da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural(Anater), Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural(Asbraer), Embrapa, Emater, Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural(Faser), Confederação dos Trabalhadores na Agricultura(Contag), Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar(Contraf), Instituto Escolhas, Fórum de Professoras e Professores de Extensão Rural, Instituto Brasil Orgânico, professores e alunos da UnB, Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, deputados Pedro Uczai(PT-SC), e Zé Silva(Solidariedade-MG), além de técnicos e especialistas do MDA.  

Deputado Federal Joseildo Ramos (PT)

Gabinete 642 – Anexo IV – Câmara dos Deputados – Brasília/DF

[email protected] | Telefone: (61) 3215-5642
Assessoria de ComunicaçãoKamila Matos (71) 99307-0033

twitter: @joseildoramos | instagram: @joseildoramos
facebook: 

deputadojoseildoramos| tiktok: @

Aladim Locutor

Leave a reply