Dia D de imunização contra Pólio e Multivacinação será neste sábado (20), em Lauro de Freitas

0
339


Neste sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (SESA) realiza das 8h às 12h, o Dia D contra Poliomielite e Multivacinação. A iniciativa segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), contra a Poliomielite e atualização do calendário vacinal de crianças de adolescentes com idade inferior a 15 anos.
Para ampliar a cobertura vacinal da população, além das 16 Unidades de Saúde da Família espalhadas pelo município, mais duas salas de vacinação estarão disponíveis durante a mobilização, uma na Unime e outra no Clube de Vilas do Atlântico. 
De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Lauro de Freitas são cerca de três mil crianças menores de um ano e mais de 11 mil com idade entre um e quatro anos. Já a faixa etária de cinco a nove anos é registrada atualmente em mais de 15 mil pessoas e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos são 17.250. A meta é vacinar 95% deste público até o final da campanha, que tem a data prevista para encerramento no dia 09 de setembro.
Documentação necessária 
Para receber a proteção em uma das 18 salas de vacinação é necessário cartão de vacinação, documento de identificação com foto ou certidão de nascimento. Crianças e adolescentes apresentando quadros gripais ou respiratórios não devem ser vacinadas.
Vacinação contra Poliomielite 
A vacinação contra pólio é destinada para crianças com até 4 anos. Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.
Multivacinação Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos. 

Texto – Giovanna ReynerSUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitaswww.laurodefreitas.ba.gov.brTEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply