Educação e transformação: Projeto social ‘Escolinha Tia Dori’ será inaugurada no próximo sábado (9) na cidade de Lauro de Freitas

0
114

A iniciativa foca na capacitação e transformação das pessoas, oferecendo condições para que elas alcancem seus objetivos, não apenas no assistencialismo.

No próximo dia 09 de março, a comunidade de Vida Nova, em Lauro de Freitas BA, se encherá de alegria e esperança com a inauguração da Escolinha Tia Dori, um projeto social ligado ao Grupo Perfil de Educação (GPE). A escola, totalmente gratuita, ATENDERÁ À EDUCAÇÃO INFANTIL, DO GRUPO 02 AO GRUPO 05, e é parte do grande objetivo do GPE de oferecer, nos próximos 10 anos, cerca de 5.000 vagas na educação básica para pessoas carentes e vulneráveis, de forma totalmente gratuita, em comunidades da Bahia.

Dona Rita, fundadora do Projeto Estrela da Manhã, que desde 1992 vem contribuindo para o desenvolvimento da comunidade de Vida Nova, destaca a importância da iniciativa: “O intuito é começarmos a devolver à sociedade tudo que conquistamos para mudarmos a realidade da educação em nossa cidade e na Bahia. O sentimento de amor e gratidão é muito grande. Estou flutuando, porque eu vivo cheia de energia de amor para que eu possa passar para essas crianças e fazer com que elas não passem pelo que passei. No início do ano eu tinha 14 crianças em casa que estavam sofrendo violência e imagina eu ter um lugar onde eu possa deixar essas crianças seguras, com muito carinho aconchego e educação. Não tenho palavras.”

A Escolinha Tia Dori é um marco nesse caminho de transformação. O Projeto Estrela da Manhã, além de incentivar a educação, o esporte, a arte e a cultura, também distribui quentinhas solidárias para moradores de rua e alcoólatras em extrema situação de vulnerabilidade, totalizando 1.500 por mês. Mais de 1500 pessoas são beneficiadas com as ações e campanhas realizadas pelo Projeto todos os meses. A iniciativa foca na capacitação e transformação das pessoas, oferecendo condições para que elas alcancem seus objetivos, não apenas no assistencialismo.

Wilson Abdon, CEO do GPE, ressalta o compromisso da empresa com a transformação social: “O objetivo é grande, mas os frutos já começam a ganhar forma e o desejo de transformar a realidade educacional pulsa forte em todos os colaboradores do GPE.”

A escola é mais uma conquista desse grupo que, além de escolas particulares em Lauro de Freitas, como a Escola Villa Criar, Escola Mais Perfil e Colégio Perfil, também possui o complexo esportivo Arena Villas. O propósito do GPE é cuidar e incentivar crianças e adolescentes a se desenvolverem de forma saudável e sustentável nas diversas áreas do conhecimento.

A inauguração da escola representa não apenas a abertura de uma escola, mas a oportunidade de transformação e esperança para as crianças de Vida Nova, Lauro de Freitas. A iniciativa mostra que, com amor, dedicação e educação, é possível construir um futuro melhor para todos.

A inspiração por detrás do projeto:

A vontade de proporcionar às crianças o que não teve impulsionou Dona Rita a criar o Projeto Estrela da Manhã. Sua trajetória começou com a perda da mãe aos 5 anos e foi marcada por abusos e dificuldades. Mesmo enfrentando desafios nas ruas, ela encontrou apoio em pessoas que a ajudaram a aprender crochê, o que se tornou uma oportunidade para mudar sua vida.

Após passar por situações difíceis, como a perda de um emprego por acidente, Rita usou um dinheiro extra recebido para comprar brinquedos para crianças carentes em 1992. Esse gesto chamou a atenção de Dori, uma mulher com câncer, e seu esposo, o Sr. Edson, que apoiaram a causa e contribuíram para eventos beneficentes para as crianças.

Antes de falecer, Dori deixou uma casa própria para Rita, reconhecendo seu trabalho dedicado às crianças da comunidade. Assim, nasceu o Projeto Estrela da Manhã, que hoje atende cerca de 450 crianças e adolescentes, mantendo viva a memória e o legado de amor e solidariedade de Dori e Dona Rita.

Serviço:

Quando: 09 de março de 2024, 09h.
Local: Comunidade de Vida Nova, Lauro de Freitas, Bahia- Caminho 80 Cj Vida Nova – Polo Hab. Litoral Norte.

Aladim Locutor

Leave a reply