Em Brasília, Jerônimo e Roberta Santana discutem ampliação do Mutirão de Cirurgias Eletivas e reforço na vacinação

0
227

O Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues e a Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, se reuniram, na tarde da última sexta-feira (27), com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília. As estratégias para reforçar a vacinação no estado e ampliar a atuação do Mutirão de Cirurgias Eletivas estiveram entre os temas centrais da reunião, que abordou ainda a aplicação da Lei nº 14.434, que institui o piso nacional da enfermagem, além da liberação de obras federais paralisadas.

Na ocasião, o chefe do executivo baiano e a titular da Saúde apresentaram um panorama dos mais de R$ 55 bilhões em investimentos realizados pelo Governo do Estado no setor entre 2015 e 2022, e pediram atenção especial para a liberação de recurso que possam ajudar a saúde da Bahia a seguir avançando.

De acordo com a secretária, nos próximos dias, a Bahia terá novidades sobre o Mutirão de Cirurgias, ação que já realizou mais de 105 mil procedimentos e deve ser ampliado. “Fomos muito bem recebidos pelos secretários e pela ministra e estamos levando muitas novidades para a Bahia. Temos novidades do Mutirão de Cirurgias, já que foi aprovada uma portaria com uma outra linha de ação colocada pelo nosso presidente Lula para sanar o represamento desses procedimentos que tiveram a demanda represada durante a fase mais crítica da pandemia da Covid-19”, adiantou Santana.  

No encontro, também foi firmado o compromisso para envio de novas doses da vacina contra a Covid-19, como a Pfizer Baby destinado ao público de seis meses a um ano, além da Bivalente. Na última quinta-feira (26), o Ministério da Saúde anunciou o cronograma de aplicação de vacinas bivalentes contra a Covid-19 e, a partir da próxima semana, a Bahia deve começar a receber os imunizantes.

“É a retomada do Programa Nacional de Imunização (PNI). Já na próxima semana teremos o recebimento das vacinas pediátricas e baby, que já estávamos com o estoque zerado desde novembro. Além disso, abordamos também a retomada de duas obras do Governo Federal em Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, de radioterapia, que estão com perspectiva de retomada. Então, são boas notícias para a Bahia”, comemorou a secretária.

=========================

Aladim Locutor

Leave a reply