Em evento com Lula, baiana conta que superou câncer após diagnóstico e tratamento iniciados em policlínica estadual

0
36

Durante a cerimônia que divulgou resultados de modalidades do Novo PAC, realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, na manhã desta quinta-feira (7), a baiana Marinalva Maria dos Santos contou sua história de superação contra o câncer, doença que foi diagnosticada e começou a ser tratada através da Policlínica Regional de Saúde, em Guanambi. Presentes na solenidade, em Brasília, o ministro Rui Costa e o governador Jerônimo Rodrigues foram citados no discurso de Marinalva. 

“Estou aqui, hoje, muito feliz e quero agradecer ao ministro Rui Costa, por implantar as policlínicas no interior da Bahia, e, também, ao governador Jerônimo Rodrigues, por ele dar continuidade a esse serviço, porque, por isso, estou viva”, iniciou a baiana, que completou: “não era para eu estar aqui, hoje, porque eu tive um câncer bastante agressivo e não tinha condições de pagar mil reais, 800 reais por uma biópsia. Através da Policlínica, consegui  muito rápido e, em menos de um mês, fiz a biópsia e iniciei meu tratamento”. 

Em janeiro de 2024, as 26 Policlínicas Regionais de Saúde implantadas na Bahia registraram a marca de 6 milhões de atendimentos, entre consultas especializadas e exames, assegurando assistência de qualidade para milhares de baianos e baianas. Jerônimo destacou a importância desses investimentos na vida da população. “É assim que a gente traduz os investimentos. As policlínicas criadas em nossos governos, trazendo efeito na vida das pessoas. A Marinalva conseguiu, em tempo hábil, detectar o câncer em uma de nossas policlínicas e hoje está aqui com a gente. Como ela diz, um milagre, e a gente fica muito feliz com isso”, afirmou. 

Atendimentos

As policlínicas oferecem consultas especializadas em angiologia, cardiologia, neurologia, endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia e ortopedia. As unidades também contam com atendimento em especialidades não médicas: farmácia clínica, enfermagem, psicologia e nutrição, e exames de mapa, holter, ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, mamografia, ultrassonografia, doppler, raio-x, ressonância magnética e tomografia. 

Todas as consultas e exames são feitos mediante um agendamento prévio, que deve ser realizado pela Secretaria de Saúde dos municípios consorciados. As 26 policlínicas já em funcionamento estão instaladas nas cidades de Ilhéus, Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, São Francisco do Conde, além de Salvador, que possui duas policlínicas funcionando, nos bairros de Narandiba e Escada.

……………………………………………………………………………………….

Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
www.comunicacao.ba.gov.br

Endereço e mapa: http://goo.gl/UY4sw

Twitter Facebook Youtube | Flickr | Instagram

Aladim Locutor

Leave a reply