Em Lauro de Freitas, 2° Caminhada das Raízes de Matriz Africana e Nações do Candomblé acontece neste sábado (23)

0
113

 

No próximo sábado (23), às 9h, acontecerá a 2ª Caminhada em celebração ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, que é comemorado todo dia 21 de março. Com o tema “Respeite minha fé, meu sagrado e o meu axé”, os participantes partirão do Final de Linha do Centro em direção à Praça da Matriz, em um gesto simbólico de reconhecimento e respeito à cultura afro-brasileira.

O evento não só celebra as tradições e a herança cultural das religiões de matriz africana, mas também busca promover o respeito, a tolerância e a valorização da diversidade religiosa no município, como ressalta Jadilson Lopes, Babalorixá e Coordenador da Federação Nacional do Culto Afro-brasileiro – Coordenadoria Lauro de Freitas (FENACAB). “Essa caminhada que vamos fazer no dia 23, é em celebração a todo nosso esforço, todo nosso trabalho, toda união do povo de santo”.

O Babalorixá ainda fez um convite. “Pedimos que nesse dia, estejam todos presentes, é um dia em comemoração a nós e aos nossos ancestrais. É um dia de luta, que todos nós estamos unidos, dia de vestir nosso branco para mostrar nossa fé a Orixá, é um dia dedicado ao povo de santo. Dia de pedir que Orixá Nilá, nosso pai Oxalá, que nos dê tranquilidade e discernimento para fazermos uma caminhada tranquila com muito prazer e orgulho”, completou.

A caminhada, organizada FENACAB, conta com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), e do Conselho Municipal de Política Cultural. Na programação, destaca-se também a participação do Afoxé Filhos de Gandhy, que enriquecerá ainda mais a atmosfera cultural e espiritual da caminhada.


A data

O Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé foi instituído após a sanção da Lei 14.519/23 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Esta lei estabelece que a data seja comemorada anualmente em 21 de março.

Texto – Yandra Barros

Foto –  Arquivo PMLF

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Aladim Locutor

Leave a reply