Em Lauro de Freitas, ‘Julho Amarelo’ intensifica prevenção e controle das hepatites virais

0
367

Uma picadinha na ponta do dedo e dez minutos de espera foi o necessário para que o estudante Guilherme Santos,17 anos, soubesse seu diagnóstico para hepatites virais. O jovem é uma das quase 200 pessoas testadas para a doença na manhã deste sábado (09), durante o “Saber Salva”. A ação, realizada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no Conjunto Residencial Lauro de Freitas, localizado no Jambeiro, acontece em alusão ao Julho Amarelo, com o mês inteiramente dedicado ao combate e prevenção das hepatites.

De acordo com a médica generalista, Juliana Carvalho, as hepatites virais são doenças que provocam inflamações no fígado, sendo classificadas em cinco principais tipos: A, B, C, D e E. “Em geral, a transmissão acontece através de contato com sangue e relações sexuais desprotegidas além de ingestão de alimentos e água contaminados. Apesar de ser uma doença bem silenciosa, apresenta alguns sintomas como dor no corpo, pele amarelada, febre e cansaço”, explicou.

O teste rápido é realizado dentro do consultório itinerante e se o diagnóstico for positivo para a doença o paciente é encaminhado para ser acompanhado no CTA. O equipamento, situado na Vila Praiana, conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, farmacêutico, psicólogos, assistentes sociais e técnicos. No local, o paciente positivo para hepatite recebe toda medicação necessária para o tratamento da doença de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O coordenador do CTA, Djair de Deus, conta que durante todo mês o Saber Salva será realizado em outras localidades de Lauro de Freitas. “Essa é uma ação extra muro onde estamos levando nossos serviços para próximo da comunidade. Nosso foco é testarmos o maior número de pessoas possível e dessa forma reduzir as demandas de atendimento nas unidades de saúde”, falou.

Feliz por ter testado negativo para a doença, a contadora Lidiane Neves, colocou o lacinho amarelo no peito e fez um alerta para a necessidade de estar sempre atenta à saúde. “Nós não podemos nos descuidar. É sempre bom estar vigilante, ainda mais que temos parceiros e é importante também que eles se cuidem”, frisou. Assim como ela, a dona de casa Rita de Cássia, também avalia a necessidade de realizar o exame. “É melhor se prevenir, se cuidar. Quando for à manicure leve seus instrumentos, esteja atento nos estúdios de tatuagem e tudo relacionado. A saúde é um bem precioso”, frisou.

Além dos testes rápidos para diagnóstico das hepatites, a ação contou ainda com a distribuição de preservativos, gel lubrificante, vacinação contra hepatites e autoteste para detectar o HIV. “A hepatite tem cura na maior parte das vezes. Pacientes com o vírus B devem fazer tratamento contínuo pelo resto da vida. Já a hepatite C é tratada e curada, em mais de 95% dos casos, com a administração de um único comprimido diário, durante 12 semanas”, ressaltou a Dra Juliana.  

 Em Lauro de Freitas, tanto o teste rápido quanto a vacina para hepatite estão disponíveis de segunda à sexta-feira das 8h às 16h em todas as 16 Unidades de Saúde da Família e no CTA das 8h às 14h.

Texto – Giovanna Reyner
Foto- Wandaick Costa
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply