Jerônimo e ministros da Educação e da Casa Civil entregam novo Centro Estadual de Educação Integral em Lauro de Freitas

0
291

O novo Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC) foi inaugurado pelo governador Jerônimo Rodrigues, em Lauro de Freitas, nesta sexta-feira (19). Participaram do evento os ministros da Educação, Camilo Santana, da Casa Civil, Rui Costa, e da Saúde, Nísia Trindade, além da primeira-dama, Tatiana Velloso, do vice-governador, Geraldo Júnior, e outras autoridades. Na oportunidade, também foram entregues dois ônibus escolares.

Jerônimo e os visitantes assistiram aulas com os alunos, apresentações culturais, conheceram os equipamentos esportivos e dependências do Centro Educacional. Com investimento de R$ 23,4 milhões, a escola foi construída pela Companhia de Desenvolvimento (Conder), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur). Esta é a 16ª unidade escolar entregue pelo Estado esse ano.

O prédio, com 24 salas, cinco laboratórios, auditório, refeitório, piscina semiolímpica, teatro, quadra poliesportiva e campo de futebol society, oferece aulas em tempo integral. O governador destacou que é muito mais do que um prédio com boa infraestrutura. “Essa é uma escola pensada para a juventude. Aqui temos bons educadores, gestores, coordenadores, cozinheiras, porteiros. É um projeto de educação inclusiva, de educação integral”. Jerônimo ainda informou que o Governo está preparando um pacote de licitações para novas escolas na Bahia, assim como a modernização de outras.

Adélia Pinheiro, secretária da Educação, apontou a importância do equipamento para a comunidade de Lauro de Freitas e entorno. “Essa é uma escola que atende 1060 estudantes em quatro cursos de educação profissional tecnológica, em dois eixos: gestão e tecnologia. É uma unidade com grande potencial de desenvolvimento de tecnologia e inovação”. Para a titular da pasta, na nova unidade, os estudantes podem desenvolver, nesses eixos, suas habilidades e competências, com foco em empreendedorismo, inovação e protagonismo.

O ministro da Educação Camilo Santana, que conheceu o modelo de escola implantado na Bahia, informou que as obras paradas da Educação serão retomadas em breve. “Temos 530 obras de educação pública paradas inacabadas no Brasil. O presidente Lula já assinou medida provisória para retomarmos todas as obras, para que possamos entregar todas as creches e escolas pendentes no país”, revelou o ministro.

O aluno do 2º ano do Centro Educacional, Tiago Alves Souza, elogiou a estrutura da unidade e demonstrou entusiasmo. “É imensa e atende perfeitamente o que nós alunos precisamos. Quero extrair ao máximo o que essa escola oferece, concluir meus estudos e fazer faculdade”, disse o estudante.

Repórter Raul Rodrigues

Aladim Locutor

Leave a reply