Parada LGBT movimenta Itinga e pede mais respeito e conscientização

0
682


A 5ª Parada do Orgulho LGBT encheu as de Itinga, em Lauro de Freitas, de alegria e muita purpurina na tarde deste domingo (28). Militantes da causa e simpatizantes saíram em marcha pela Avenida Fortaleza em direção ao Largo do Caranguejo, para gritar pela afirmação dos seus direitos e pedir o fim do preconceito que ainda faz vítimas fatais no Brasil.

De acordo com a idealizadora e Presidente do Coletivo de Lésbicas, Bisexuais, Gays e Transexuais de Lauro de Freitas (CLGBTLF), Joselita França, a iniciativa acontece anualmente e tem o objetivo de trazer conscientização a respeito a diversidade sexual. “Hoje para mim a sensação é de dever cumprido. Tivemos uma semana de intenso debate, levando o tema para dentro das escolas e a Parada é o ponto alto de tudo isso com a militância toda nas ruas para reafirmar o amor e a diversidade desse amor”, disse.

Além de muita música e animação, a Parada LGBT homenageou personalidades que lutam diariamente pela causa, como a militante Valdinelia Trindade, que recebeu a faixa de madrinha da festa. “A nossa cidade a cada dia executa mais políticas públicas e inclusão social, a Parada LGBT é prova disso”, falou. O sentimento de satisfação é semelhante ao de Naiane de Santana, ela foi coroada princesa da Parada. “Estou representando todos o público LGBT que no dia-a-dia é resistência em suas casa, trabalhos ou escolas. Nós queremos respeito”, frisou.

As performances dos grupos de dança drag Bonecas Pretas e Beyoncé chamou atenção por onde passaram. Do alto das janelas ou nas varandas, famílias inteiras se reuniram para assistir ao show que abria caminho para os trios passarem. “Eu adoro assistir, elas se vestem e se maquiam muito bem, além disso, a necessidade de reafirmar seu espaço e o direito de ser quem elas são”, disse a dona de casa, Marineuza Soares ao ver a Parada passar.

Texto – Giovanna Reyner
Foto – Wandaick Costa
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply