Presidente Lula regulamenta texto da lei que foi relatado pelo deputado Joseildo Ramos

0
79

 

O presidente Lula assinou a regulamentação da Lei 14.489/2022, também chamada de Lei Padre Júlio Lancellotti, durante cerimônia de lançamento do “Plano Ruas Visíveis – Pelo Direito ao futuro da população em situação de rua”, realizada no Palácio do Planalto, nesta segunda(11). O texto da lei que foi relatado pelo deputado Joseildo Ramos(PT-BA), na Comissão de Desenvolvimento Urbano, combate a chamada arquitetura hostil proibindo o uso de materiais ou estruturas para afastar pessoas em situação de rua dos locais públicos.

Em seu parecer o deputado Joseildo destacou que “a pobreza, a marginalização e a exclusão social devem ser combatidas pelo Poder Público e não escondidas. Fere o princípio da dignidade da pessoa humana a adoção de técnicas, estruturas e materiais hostis nas cidades”. O parlamentar lembrou que o objetivo da política urbana é garantir o bem-estar de todos os habitantes, inclusive dos moradores de rua.

O batismo da lei aconteceu depois que o padre Júlio Lancellotti viralizou nas redes sociais usando uma marreta para quebrar paralelepípedos e pedras pontiagudas que foram instaladas pela prefeitura de São Paulo embaixo de viadutos, na Zona Leste da cidade. O padre Júlio Lancellotti também é conhecido pelo seu intenso trabalho como defensor da população em situação de rua.

Anexo segue foto.

Crédito: Gabriel Paiva/Liderança do PT 

Aladim Locutor

Leave a reply