0
162

Em uma ação conjunta das secretarias municipais de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP); Infraestrutura (SEINFRA); Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH); e Serviços Públicos (SESP), a Prefeitura de Lauro de Freitas acabou de vez com o alagamento da Rua Caminho das Árvores, no Centro, que dá acesso ao Estádio Municipal de Lauro de Freitas. 

O titular da SEINFRA, Manoel Carlos, explicou a ação. Segundo ele, trata-se de uma tubulação de 100 milímetros obstruída por parte do condomínio residencial, impedindo que a água acumulada da caixa coletora seja lançada para os locais naturais. “Eles têm tamponado essa tubulação. A partir da caixa coletora de águas pluviais, a quantidade acumulada é levada até a lagoa, já que precisa ser lançada nesses locais, e esse caminho não pode ser obstruído. A administração do condomínio urbanizou o local, e tem usado como área de lazer, mas não pode fazer a obstrução. As águas que caem lá são limpas. Se houver insistência, vamos judicializar”, declarou. A SEINFRA irá realizar nos próximos dias o recapeamento asfáltico da rua. 

O secretário da SETTOP, Olinto Borri, ressaltou o trabalho feito pela gestão municipal. “O condomínio tamponou indevidamente uma ligação do sistema de drenagem, que desde sempre fluiu para essa lagoa. Não existe nenhuma ligação clandestina de esgoto para essa drenagem, já que ela corta exclusivamente o terreno da Embasa, sendo inviável qualquer acesso a essa rede de drenagem feita pela municipalidade”, explicou.

Olinto reforçou ainda que foi feito o contato prévio com a administração do condomínio. “O síndico foi informado da ação por e-mail institucional e o acesso foi feito entre duas áreas públicas. E deixo bem claro, que não há crime ambiental, a água é da chuva”, completou o secretário.

Texto – Neison Cerqueira

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply