0
31

O departamento de pessoa com deficiência da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR), já recebeu mais 200 solicitações de fichas cadastrais para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

A CIPTEA é destinada a pessoas diagnosticadas com o Transtorno (TEA), e dá acesso prioritário a órgãos públicos e privados, como explicou Rudy Francisco, coordenador do departamento de pessoas com deficiência. “A carteira de identificação dá acesso prioritário aos órgãos, ônibus, além de inserir o autista em um leque de serviço de programas do governo federal, isenção para cinema, teatro, estádios de futebol. Aqui tivemos mais de 200 fichas cadastradas, e já emitimos 60 carteiras”.

“Para solicitar a carteirinha, os responsáveis devem apresentar o laudo médico com CID, tipo sanguíneo, comprovante de residência, documentos pessoais da pessoa portadora com TEA e de seu responsável ou cuidador legal e uma foto 3×4. Após a solicitação a documentação será analisada pela junta médica do Estado e em até 20 dias entramos em contato e o solicitante pode retirar a carteira”, detalhou o coordenador. 

Em Lauro de Freitas, a emissão é realizada na sede da SEPADHIR, no Shopping Passeio Norte, localizado na Estrada do Coco, das 8h às 14h.

Aladim Locutor

Leave a reply