Mica Lauro 2026 tem abertura oficial e prefeita inaugura circuito Duzinho Nery





A cidade de Lauro de Freitas deu início oficial à sua temporada de verão e ao aquecimento para o Carnaval na noite desta sexta-feira (16/1), com a abertura oficial da primeira edição da Mica Lauro. Em meio a um clima de euforia e grande expectativa do público, o evento, realizado pela Prefeitura de Lauro de Freitas, simbolizou não apenas a largada dos festejos de momo no município, mas também a valorização da identidade cultural local, marcada pela inauguração do Circuito Duzinho Nery. O espaço foi batizado em homenagem ao renomado carnavalesco, diretor teatral, ator e produtor cultural Nivaldo “Duzinho” Nery, figura fundamental da cena cultural da cidade, falecido em 2021.
A cerimônia de abertura contou com a presença da prefeita Débora Regis; do vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), Mateus Reis; e do secretário estadual de Cultura (SECULT), Bruno Monteiro; além de outras autoridades e uma plateia entusiasmada.
Em seu discurso, a prefeita Débora Regis conectou o evento ao legado de Duzinho Nery e aos fazedores de cultura locais. “Queremos ser referência em receptividade, segurança e organização de festas populares na Bahia e no Brasil. Sem os fazedores de cultura, este evento não seria possível. Por isso, quero agradecer à família de Duzinho Nery por nos permitir fazer essa homenagem a uma pessoa tão importante”, declarou. “Enquanto eu for prefeita, quero manter vivo o legado de um dos criadores da Paixão de Cristo na nossa cidade”, frisou.
A primeira edição do evento, também rendeu homenagens a outros nomes fundamentais da cultura local, como Mestre Sérgio e Professor Gildásio Freitas, reconhecidos durante a solenidade e os familiares de Duzinho Nery que foram homenageados.
O secretário estadual Bruno Monteiro destacou o caráter inédito da Mica Lauro como a abertura oficial dos festejos carnavalescos no estado. “Este é um momento de frisar a alegria do povo baiano”, afirmou, reforçando o apoio do Governo do Estado à iniciativa.
Já o vice-prefeito Mateus Reis enfatizou o aspecto de gestão responsável por trás do evento. “Estamos fazendo bom uso do recurso público para gerar movimento para a cidade, fomentar a cultura, os pequenos empreendimentos e apoiar a cultura local”, disse, referindo-se ao investimento e aos apoios mobilizados.
Com o circuito oficialmente aberto, a festa seguiu com uma maratona de atrações. Na primeira noite do Circuito Duzinho Nery, o público pode curtir os shows de Felipe Escandurras, AMOR.com, Belito, Parangolé, Bloco Afro Bankoma, Theuzinho, Banda Transacor e o cantor Tony Sales.
A Mica Lauro 2026 promete movimentar Lauro de Freitas nos próximos dias, consolidando-se como um novo marco no calendário de festas populares da Bahia, com o objetivo de equilibrar a animação dos grandes eventos com o respeito e a valorização da história cultural da cidade.
Filho da terra, locutor há mais de 20 anos, blogueiro, empresário e apaixonado por Lauro de Freitas-Bahia.
Leave a reply Cancelar resposta
Mais Notícias
-
Lauro de Freitas é a primeira cidade da Bahia a aderir o programa Saúde na ...
24 de novembro de 2023 -
Prefeitura realiza operação contra poluição visual
19 de julho de 2025



