Carnaval na Cidade tem blocos, trios e apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas na folia 2026










O Carnaval começou oficialmente em Lauro de Freitas neste sábado (14/2) com uma verdadeira festa da família. Realizado pela Associação Carnavalesca e Cultural, com o apoio da Prefeitura, o “Carnaval na Cidade 2026” tomou conta do Centro, reunindo foliões de todas as idades em um circuito que celebra a cultura e a tradição.
A abertura contou com o desfile de blocos tradicionais como Tradição Água Dura, União da Vila, Resistência, Os Sungas e as Metralhadas, Axézeiros do Oiti e o irreverente bloco As Anjinhas, que arrastaram uma multidão de foliões pelas ruas. O percurso oficial do Carnaval na Cidade segue nos dias 15 e 16 de fevereiro, saindo das proximidades do Estádio Municipal Gerino de Souza Filho até a Praça João Tiago dos Santos, a popular Praça da Matriz.
Para o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), Mateus Reis, o evento representa a força cultural do povo lauro-freitense. “É a festa das famílias. Uma realização da Associação Carnavalesca com patrocínio da prefeitura, deliberado pelo Conselho Municipal de Cultura. Estamos aqui prestando todo o serviço institucional, da mobilidade à saúde. É toda a prefeitura unida para dar o melhor nessa tradição”, destacou.
A Prefeitura montou uma operação integrada para garantir a segurança e o conforto dos foliões. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana (SEMOB), Dilmar Sacramento, um esquema especial foi montado para minimizar os impactos no trânsito. “Fazemos a interdição pontual e progressiva das vias, acompanhando o cortejo e liberando o fluxo assim que a festa passa, garantindo segurança e fluidez”, explicou. A SEMOB conta com 30 agentes e monitores em regime de plantão durante os três dias de folia.
Além da mobilidade, as secretarias de Saúde (SESA), de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF) e da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR) atuam em conjunto para assegurar uma festa de paz e acolhimento a todos.
O presidente da Associação Carnavalesca, Bel Araújo, de 40 anos, relembrou que a festa, realizada desde 2007, tem o papel de resgatar as manifestações culturais locais. “A cultura é a cara da cidade. Temos os mascarados, uma tradição de quase 50 anos, e hoje a festa se renova com os caretas, as crianças brincando e muita gente se divertindo graças ao apoio da prefeitura”, afirmou.
A inclusão também marcou presença. Roquelina Magnólia Santos, de 61 anos, levou os integrantes da Associação Criando Asas, que atende pessoas com deficiência, para vivenciar a festa. “Trouxe os meninos para se divertirem. A festa está tranquila e bem organizada”, disse.
A abertura também foi cenário de momentos especiais em família. A moradora de Buraquinho, Ana Vieira, de 42 anos, levou a família, incluindo o sogro, Eduardo Barros, de 77, para curtir a folia. “É minha primeira vez aqui e estou gostando muito. Trouxemos nosso sogro, comprovando a máxima de que carnaval só não vai quem já morreu. Está tudo muito tranquilo e seguro”, celebrou.
A folia continua neste domingo (15/2) com os desfiles de Caretas – Misto Quente, Bloco Alternativo, Madrugueiros de Pijama na Pipoca e o Vem pra Cá no Arrastão do Samba. Já na segunda-feira (16/2), último dia de festa, o público poderá conferir as tradicionais Coroas de Santo Amaro & Jeguinho, As Poderosas, Folia Total e o Afoxé Filhos da África.
Filho da terra, locutor há mais de 20 anos, blogueiro, empresário e apaixonado por Lauro de Freitas-Bahia.




