Novo Nelson Barros registra cerca de 300 atendimentos no primeiro dia de funcionamento






O novo Pronto Atendimento Nelson Barros (PANB), entregue à população pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), iniciou suas atividades com grande procura e pleno funcionamento dos serviços de urgência e emergência. Segundo a diretoria da unidade, nesta quarta-feira (27/5), primeiro dia de atendimento, 301 pacientes deram entrada no equipamento, sendo 270 atendidos até o fechamento do levantamento. Os números reforçam a importância da nova estrutura para o fortalecimento da rede municipal de saúde.
Entre os principais casos atendidos neste primeiro dia de funcionamento estão pacientes com faringite aguda (virose), dor torácica e transtornos do trato urinário. A unidade também registrou internações nas primeiras horas de atendimento, com ocupação de leitos masculinos, femininos e pediátricos, além da utilização da Sala Vermelha para casos de maior complexidade.
A coordenadora da unidade, Joniele Monteiro, avaliou de forma positiva o início das atividades. “A expectativa para o primeiro dia é muito positiva, porque a gente está atendendo um número grande de pessoas. Só hoje já conseguimos atender mais de 250 pacientes. Tudo está funcionando em perfeito estado, raio-x rodando, eletrocardiograma também, todos os consultórios médicos e o consultório odontológico funcionando normalmente”, destacou.
A unidade conta com atendimento 24 horas e uma equipe multiprofissional formada por clínicos, pediatras, dentistas, auxiliar de saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, farmacêutico, biomédico, radiologista, auxiliar de farmácia, nutricionista e profissionais da área administrativa. A nova estrutura do Pronto Atendimento Nelson Barros está preparada para realizar até 500 atendimentos por dia nos períodos de maior demanda.
Joniele também explicou que o serviço de ultrassonografia da unidade será destinado exclusivamente aos pacientes internos em atendimento de emergência. “O ultrassom é apenas para diagnóstico do paciente interno. Exames como ultrassom abdominal são via regulação. Aqui o serviço é voltado para apoio diagnóstico dos pacientes atendidos na emergência”, explicou.
O alto fluxo de atendimentos já era esperado pela equipe desde a abertura da unidade. Ainda no primeiro dia de funcionamento, com leitos ocupados, demonstrando a grande procura da população pelos serviços do novo Nelson Barros. Apesar da intensa movimentação, a coordenação destaca que a unidade foi estruturada para atender a demanda e segue funcionando conforme o planejamento previsto.
No primeiro dia de funcionamento, houve uma interrupção momentânea no abastecimento de água causada pelo desligamento acidental da bomba do sistema hidráulico da unidade. O problema foi rapidamente solucionado pelas equipes responsáveis, garantindo a normalidade dos atendimentos e o pleno funcionamento dos serviços.
Na ocasião, a dona de casa Débora Araújo, de 42 anos, moradora do Centro, acompanhava a filha na pediatria e elogiou a estrutura e o acolhimento recebido desde a chegada à unidade. “A gente deu entrada aqui ontem depois da inauguração e o atendimento foi maravilhoso. A ambulância transportou a gente do antigo Nelson para cá com todo carinho e atenção. Chegando aqui, tivemos um atendimento excelente desde a portaria até médicos e enfermeiras. A unidade está maravilhosa, parece até uma clínica particular. O espaço da pediatria é aconchegante, os lençóis, a temperatura, a refeição, tudo muito bem cuidado. A atenção dada não só à minha filha, mas também às mães, faz toda diferença”, relatou.
A expectativa é que a unidade realize uma média de 9 mil atendimentos por mês. A nova estrutura conta com apoio diagnóstico reforçado, incluindo eletrocardiograma portátil, raio-X e laboratório com coleta e processamento no local, garantindo mais rapidez nos atendimentos. A unidade também possui serviços totalmente informatizados, com prontuário eletrônico, totem de autoatendimento e painéis de gestão, oferecendo mais agilidade, organização e segurança nas informações.
Filho da terra, locutor há mais de 20 anos, blogueiro, empresário e apaixonado por Lauro de Freitas-Bahia.
Leave a reply Cancelar resposta
Mais Notícias
-
Meninos da Boneca vence Super Copa do Capelão em final eletrizante
18 de julho de 2022 -
Ação simbólica na Arena Fonte Nova promove campanha pela paz no futebol
5 de novembro de 2024



