Prefeitura promove diálogo com “Ligeirinhos” e avança nas discussões para a implementação do PlanMob

0
33

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), realizou nesta quarta-feira (15/7) uma reunião com representantes do transporte alternativo conhecido como “Ligeirinhos”. A atividade faz parte da implementação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PlanMob), que tem por objetivo construir, de forma participativa, soluções para regularizar este tipo de transporte complementar.

O encontro contou com a participação de representantes da categoria e das cooperativas Cooper Vida Nova, A Gente Faz, Cooper Caranguejo, Cooper Areia Branca, Cooper Capelão, Cooper Atlântico, COOTTAJ (Cooper Jambeiro), Cooper Metrô, Cooper Car Lotação, Cooper Itinga e Cooper Ipitanga, além dos vereadores Bala Santos e Tito Coelho.

Durante a reunião, a SEMOB reforçou o compromisso da atual gestão municipal de buscar alternativas que garantam segurança jurídica aos profissionais, qualidade na prestação do serviço e mais segurança para os usuários. Os participantes reconheceram a importância dos “Ligeirinhos” como um transporte alternativo complementar à mobilidade urbana, contribuindo para o deslocamento diário de trabalhadores, estudantes e moradores do município.

O secretário da SEMOB, Dilmar Sacramento, destacou a importância da reunião e explicou que o encontro marcou o início dos estudos sobre a demanda. “Realizamos uma reunião inicial para a coleta de informações que irão subsidiar o estudo do caso. A proposta é promover novos encontros para aprofundar e avaliar de que forma essa modalidade de transporte pode ser incluído nos novos modelos de estudo, pesquisa e levantamentos técnicos do PlanMob”, afirmou o gestor da pasta.

Representante da Cooper Atlântico, Audérico Café elogiou a realização da reunião: “Quero agradecer ao secretário Dilmar e à nossa prefeita Débora Regis por nos convidarem para esta reunião de grande importância para nós condutores. Estamos há cerca de 20 anos prestando esse serviço e, hoje, nos sentimos ouvidos e respeitados. Diferente do que vivemos no passado, quando muitas vezes éramos perseguidos e maltratados, agora percebemos que existe uma gestão municipal disposta para o diálogo, a buscar alternativas e a reconhecer a importância do nosso trabalho. Quem ganha com isso também é a população”, comemorou.

Outro ponto discutido na reunião foi a recente atualização do Marco Legal do Transporte Público, que abre possibilidade para o avanço da regulamentação do transporte alternativo. A proposta será analisada pela Procuradoria do Município e contará com o acompanhamento do Ministério Público, garantindo que todo o processo ocorra com respaldo jurídico e transparência.

Aladim Locutor

Leave a reply