Equipes da Prefeitura realizam atendimentos especiais para emissão de passes livres durante o Maio Amarelo
Em apoio a campanha Maio Amarelo, equipes da Prefeitura de Lauro de Freitas, que trabalham com o serviço de emissão do passe livre municipal, intermunicipal e interestadual, abriram uma agenda especial de atendimento para orientar o público-alvo sobre os encaminhamentos dos benefícios. Nesta terça-feira (17), a prestação do serviço foi realizada na Central de Regulação, no setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), com foco em 19 beneficiários elegíveis.
O passe livre municipal, que garante o direito de pessoas que vivem com deficiência utilizarem o transporte público de forma gratuita dentro do município, é um benefício disponibilizado através do serviço da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop). Já os passes intermunicipal e interestadual, que permitem aos beneficiários se deslocar gratuitamente de um município a outro ou entre estados, são intermediados pela Secretaria de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR).
O público-alvo atendido na Regulação, para a aquisição dos benefícios, foram pacientes renais crônicos, oncológicos e com lúpus, encaminhados pelo setor de Tratamento Fora de Domicílio, como informou Tatiana Ferreira, assistente social do TFD. “As equipes da Settop e Sepadhir vão atender esses beneficiários elegíveis, aqui, até amanhã. Nós fizemos a triagem dos 19 pacientes que fazem tratamento fora de Lauro de Freitas e necessitam dos benefícios para se deslocarem até as unidades de atendimentos médicos”, disse.
Maria Nilza Santana foi uma das pessoas atendidas na ação. “Eu vim buscar o benefício para meu esposo, João Santana. Ele já faz tratamento na Clínica Nefrovita e precisa do passe livre para dar continuidade ao tratamento”, relatou. Maria recebeu as orientações das equipes e irá reunir a documentação necessária. Para solicitar os passes, os documentos são: RG, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, laudo Médico com Código Internacional de Doenças (CID), comprovante de renda, duas fotos 3X4 e requerimento.
De acordo com Dimara Moura, assistente social na Coordenação de Serviço Social da Settop, 120 passes municipais foram entregues à população, de janeiro a abril deste ano. Este setor atende no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), das 8h às 14h. Em relação às carteiras intermunicipais, Almir Júnior, coordenador do Departamento de Pessoas com Deficiência (DPCD) da SEPADHIR, relata que foram emitidas 112, somente do mês de março a 15 de maio de 2022. O DPCD funciona nas dependências da antiga Prefeitura, localizadas na Praça da Igreja Matriz, das 8h às 14h.
Maio Amarelo
A campanha Maio Amarelo, que chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, conta com ações especiais em Lauro de Freitas. Nas primeiras semanas deste mês já foram realizadas palestras sobre responsabilidade civil no trânsito, curso para motoristas e monitores de transporte escolar e outras ações. As equipes dos passes livres vão dar continuidade aos atendimentos da agenda especial nos próximos dias para o público-alvo.
Jornalista: Laerte Santana
Foto: Wandaick Costa
17/05/2022
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação
Filho da terra, locutor há mais de 20 anos, blogueiro, empresário e apaixonado por Lauro de Freitas-Bahia.
Leave a reply Cancelar resposta
Mais Notícias
-
Março Roxo: empatia é tão importante para a pessoa com epilepsia quanto tratamento, diz ABE
26 de fevereiro de 2022