Agentes de trânsito participam de treinamento de primeiros socorros em Lauro de Freitas

0
247

Agentes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) de Lauro de Freitas tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira (24). Eles participaram do treinamento de primeiros socorros que abordou assuntos direcionados à atuação profissional em situações com vítimas de traumas ocasionados por acidentes nas vias, como acionar o apoio e os protocolos de atendimento com massagens cardíacas e outros procedimentos de emergência.

O treinamento, promovido pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), transformou o auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) em um centro de capacitação com equipamentos e bonecos que simulavam pessoas adultas e crianças, obesos e gestantes. De acordo com a médica emergencista Janete Braga, a intenção do curso é atualizar os profissionais e treinar manobras que podem ajudar a salvar vidas.

“É importante a iniciativa com os servidores que atendem o cidadão em situações de risco. O NEPS tem trabalhado os treinamentos com outros segmentos de servidores, como guardas municipais e profissionais da saúde, por exemplo”, informou.

Entre as abordagens principais, a desobstrução de vias áreas chamou atenção da agente de trânsito Carolina Solan. “Como estamos na rua diariamente sempre temos histórias para contar relacionadas a acidentes. Eu já recebi treinamento para prestar os primeiros socorros, porém é necessário que estejamos sempre atualizados”, conta ela que atua na função há oito anos.

O agente de trânsito Paulo César relata que a partir do treinamento se sente mais seguro para atender uma demanda que inclui vítimas. “Nesses nove anos de profissão já vi muita coisa e só pude ajudar com o isolamento do local enquanto as equipes socorristas chegavam. Agora posso contribuir mais”, disse.

Jornalista: Giovanna Reyner
Foto: Lucas Lins

24/03/2022

www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

Aladim Locutor

Leave a reply