Central de Regulação aborda Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho em sala de espera

0
501

Quem compareceu na Central de Regulação de Lauro de Freitas, nesta quinta-feira (28), teve a oportunidade de adquirir conhecimentos para a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. A palestra ocorrida na sala de espera da unidade fez referência ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado hoje. Na conscientização, que contou com a participação de servidores, também foram feitos alertas sobre direitos trabalhistas.
Na palestra, o médico Jorge Paiva, médico especialista em cardiologia e medicina no trabalho, chamou a atenção para maneiras como manter um ambiente de trabalho seguro e saudável. “A palavra de ordem é manter a saúde num bom estado e trabalhar com prevenção. Uma dica é conhecer o local de trabalho e saber quais riscos ambientais existem nele para se proteger”, alertou.
O especialista deu exemplos para quem trabalha em escritórios. “Verificar a situação da fiação elétrica e de computadores, da condição do ar-condicionado, para evitar incêndio, são rotinas a serem adotadas como modo de prevenção. Para quem trabalha no operacional de fábrica, outro exemplo, é preciso ter cuidado com o que se manuseia, como em caso de produtos químicos, sempre utilizando equipamentos de proteção individual”, exemplificou.
Paiva também alertou para as doenças ocupacionais, que são alterações biológicas ou funcionais decorrentes do exercício do trabalho. “O estresse, a ansiedade, podem ser um problema ocasionado pela sobrecarga física ou mental, assim como outras consequências que ocorrem pela exposição a riscos, como ruído e poeira. Nesses casos é preciso buscar a preservação da higiene mental e a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho”, reforçou.
A atividade na Central de Regulação contou com a presença de profissionais da Coordenação de Vigilância da Saúde do Trabalhador. Segundo o coordenador Mateus Araújo, essa repartição cuida da saúde do trabalhador, independentemente de ser em setores públicos ou privados. “Trabalhamos com ações preventivas e educativas, com investigações em casos de acidente, encaminhamento para outros órgãos e orientações para melhorias das condições de segurança e saúde do trabalho”, contou.
Costureira doméstica e industrial, Nanci Macêdo prestou atenção em todas as informações passadas na sala de espera da Regulação. “É sempre bom poder tirar dúvidas sobre o que você precisa, e foi isso que fiz aqui, aproveitei que tinha alguém disponível para me dar respostas. A todo momento precisamos de informações e eu perguntei a respeito do meu trabalho. As orientações foram excelentes”, relatou.
Como afirma Igor Mascarenhas, a Central de Regulação está realizando um calendário anual de atividades, com palestras e ações na unidade. “Neste mês de abril já havíamos realizado uma palestra sobre atividade corporal. No próximo mês, vamos promover mais duas atividades. Uma sobre higienização das mãos na pandemia e outra em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma”, disse.

Jornalista Laerte Santana
Foto Maína Diniz

28/04/2022

www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

Aladim Locutor

Leave a reply