Com mais conforto e ótima localização, Prefeitura entrega novas sedes da SEMDESC e CADÚnico

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A partir desta segunda-feira (10), os municípios assistidos pela Central do Cadastro Único (CADÚnico) e pessoas que precisam de atendimento na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), terão mais conforto e um melhor acolhimento. Os dois equipamentos passaram a funcionar em um só lugar, na Rua bispo Renato Conceição da Cunha, 134, Centro, onde funcionava a antiga sede da Secretaria Municipal de Saúde (SESA).
Logo na entrada dos equipamentos a diferença na estrutura é sentida pela população. “Ficou tudo muito lindo. Agora a gente não precisa mais esperar do lado de fora porque tem espaço suficiente para todos aqui dentro”, destaca a dona de casa, Rute Soares, enquanto aguardava seu atendimento no CADÚnico. Para o trabalhador autônomo, Emanuel Silva, a entrega dos prédios demonstra o compromisso da gestão com a população. “Esse é um espaço que traz dignidade para quem usa o equipamento. Às vezes a gente chega com um problema e quando é bem atendido,  tudo fica mais leve e fácil de resolver”, falou. 
O secretário da SEMDESC, Tito Coelho, frisou que as novas estruturas são fruto de um trabalho que visa atender as necessidades da população. “Estamos modernizando a SEMDESC e seus equipamentos, buscando espaços que priorizem o conforto dos munícipes, dos servidores e que supram as necessidades das demandas. Esse é nosso olhar sensível enquanto gestor para garantir que as pessoas se sintam protegidas e nosso trabalho garante que esse aconchego chegue às famílias”. 
No prédio onde funciona o CADÚnico, uma ampla recepção totalmente climatizada, com aparelho de TV, acolhe os assistidos inicialmente. Ao lado, uma estrutura montada para os servidores da telefonia, que realiza os agendamentos no equipamento e outras salas destinadas aos serviços administrativos. “Nós aumentamos o número de guichês, de cinco para sete, o que ampliará a capacidade de atendimento para dar mais celeridade”, destaca Tito. 
Diariamente, aproximadamente 150 pessoas buscam atendimento na Central do CADÚnico, onde mais de 45 mil famílias são cadastradas. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones 3378-6010, 9 8275-0306 e 9 8266-1238. “O prédio antigo já não comportava mais a nossa demanda de atendimento, agora ficou melhor para os servidores e munícipes”, disse a coordenadora do CADÚnico, Cristiane Silva. 
Já no prédio onde estão as estruturas da SEMDESC, uma outra recepção climatizada ainda reserva um lugar especial para as crianças brincarem enquanto seus responsáveis aguardam atendimento. A estrutura tem dois andares, banheiro amplo e ainda um auditório com capacidade para 150 pessoas. “Neste lugar daremos nossas capacitações. A SEMDESC tem oferecido cursos para que os assistidos possam ter acesso a autonomia financeira e agora num lugar adequado”, disse Cristiane. 
O vice-prefeito, Vidigal Cafezeiro, lembrou que Lauro de Freitas possui seis Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e três Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “Com essas entregas, Lauro de Freitas se consolida ainda mais com programas, políticas e serviços assistenciais e este mês com sabor especial, porque é o mês de aniversário da cidade”. 
Texto – Giovanna ReynerFoto – Raphael MullerSUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitaswww.laurodefreitas.ba.gov.brTEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

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