Em Lauro de Freitas, unidades de saúde são requalificadas e entregues à população

0
170

A Prefeitura de Lauro de Freitas entregou neste sábado (08), a requalificação de três Unidades de Saúde da Família (USF) que passaram por obras para atender ainda melhor a população. Os postos Padre João Abel, no Jambeiro, Manoel José Pereira no Capelão e Israel Moreira na Itinga, tiveram toda a estrutura do telhado revisada e reformada. As unidades receberam novo forro de PVC, pintura interna e externa, reforma da parte elétrica, hidráulica e do piso.

De acordo com a prefeita Moema Gramacho, o objetivo é revitalizar todas as 16 USFs até o final deste ano. “Estamos atuando com essas intervenções nas unidades desde o final do ano passado e queremos concluir a revitalização de todos os equipamentos. É importante entregar novos postos como já fizemos, mas também, é importante manter os equipamentos que temos em boas condições de uso para os pacientes e funcionários”, frisou.

A gestora informou que além da revitalização nas USFs, o Centro Especializado em Odontologia (CEO) também está recebendo as melhorias e, em breve, as Unidades de Pronto Atendimento -UPA e Upinha- também serão requalificadas. Além das melhorias, estão previstas a entrega de duas novas unidades de saúde -uma no Quingoma e outra no Capiarara –  que vão ampliar a cobertura da atenção básica em Lauro de Freitas.

O secretário de Saúde, Augusto Cesar Pereira, lembrou que já foram entregues a requalificação da sede do SAMU e das USFs Antônio Carlos Rodrigues, no bairro de Areia Branca; Noel Alves e Irmã Dulce, em Portão;  USF Vida Nova/Caji; USF Tarumã, Cidade Nova, Santa Bárbara e São Judas Tadeu, na Itinga; e Chafariz, no Centro, além da entrega de um novo espaço para o funcionamento no Pronto Atendimento (PA), em Areia Branca. “Nós estamos levando saúde e bem estar para a população. Humanizando os espaços e trazendo mais conforto no atendimento”, disse.

Além da requalificação na USF Padre João Abel foram instaladas uma nova sala para consultas ginecológicas e a criação de uma Central de Material Esterilizado (CME), e na Israel Moreira, foi instalada uma sala de procedimentos e mais dois consultórios, além de   um banheiro com acessibilidade. “Agora está tudo lindo. É muito bom entrar num equipamento assim a gente se sente mais acolhida”, declarou a aposentada Maria do Carmo Souza.

Texto – Giovanna Reyner

Foto – Lucas Lins

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply