Trailer do CTA Lauro de Freitas intensifica ações de combate às hepatites virais

0
278

O trailer do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Lauro de Freitas estacionou, nesta quarta-feira (20), no Hospital Geral Menandro de Faria. O equipamento móvel de saúde realizou na unidade, dentro da campanha Julho Amarelo que alerta para o combate às hepatites virais, um total de 232 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), além de aplicar pelas mãos dos profissionais dez doses da vacina contra a hepatite B e 28 contra a Influenza.

O coordenador do CTA, Djair de Deus, destaca que esta é mais uma ação que conscientiza a população sobre a necessidade de cuidados para prevenir as hepatites virais. “Hoje, o nosso trabalho foca nos profissionais de saúde que trabalham no hospital e que na correria do dia a dia não conseguem realizar testagens e vacinação. É uma ação voltada para cuidar de gente que cuida de gente, mas que também está aberta para os pacientes e acompanhantes que estão sendo atendidos na unidade de saúde”, explicou.

A técnica de enfermagem Ivana Vasque aproveitou a ação para realizar as testagens rápidas para diagnósticos de IST’s e atualizar o seu calendário de vacinação. “Quem trabalha em unidades de saúde tem uma vida muito corrida. Como trabalhamos com muitas patologias, além de termos contato com vários materiais perfuro cortantes, é importante que façamos os testes para saber como está a saúde. Então ter uma ação como essa aqui no trabalho facilita muito nesse cuidado”, disse.

Quem também foi atendida pela equipe do trailer do CTA foi Patrícia de Assis. Ela estava no Menandro de Faria como acompanhante do marido e na saída para casa também aproveitou a ação. “Eu não sou muito de tomar vacina não, porque eu fico muito mole. Mas como a gripe está assolando, e eu achei esta oportunidade, vou tomar a minha logo contra a Influenza aqui então”, disse. Na ação, ainda foram distribuídos mais de mil insumos de saúde, entre preservativos masculino e feminino e lubrificantes.

Texto: Laerte Santana
Foto: Wandaick Costa
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371 

Aladim Locutor

Leave a reply