Concurso de Bandas e Fanfarras atrai grande público para o Centro de Lauro de Freitas

0
102

A alegria tomou conta de quem foi participar ou assistir a mais uma edição do Campeonato Intermunicipal de Bandas e Fanfarras realizado neste domingo (29), no final de linha do Centro de Lauro de Freitas. Ao todo, 17 grupos deram o tom e o colorido a festa que atraiu grande público para esse encontro tradicional no município.

As fanfarras que participaram da competição, que está na 15º edição, foram avaliadas em categorias. A grande vencedora foi a Fanfarra da Escola Municipal Gilberto Alves (FAMEG) de Catu. A equipe obteve a maior pontuação na soma de todas as categorias. Das arquibancadas, o público conferiu de perto todos os detalhes das coreografias das balizas e balizadores, e a harmonia dos grupos. “Eu venho assistir todos os anos, para mim é fantástico o figurino, a música e a dança, tudo encanta”, disse a professora, Eliete Ramos.

O concurso é organizado pela Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB) e em Lauro de Freitas recebe o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT). O gestor da pasta, André Pereira, enfatiza a importância do incentivo às fanfarras no município. “Esses grupos que emergem das escolas são formadores de profissionais, músicos para toda a vida e tem uma importância social muito grande. Depois de um período que ficamos sem apresentações, por conta da COVID, estamos retomando com força total e com ideias para fortalecer ainda mais essa cultura”, disse.

O encerramento ficou por conta da anfitriã da festa, a Fanfarra Renovação da Bahia, do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, que emocionou o público, que só arredou o pé quando o concurso acabou. “Nós ensaiamos muito para esses momentos, nos dedicamos três vezes por semana depois das aulas para fazer bonito aqui. E é um orgulho muito grande se apresentar para nossa cidade, aqui na plateia tem nossos pais, tios e primos e isso dá uma sensação ainda maior de felicidade “, conta Stefany Rocha, que toca trombone na Renovação da Bahia.

Texto – Giovanna Reyner
Foto – Raphael Muller
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 33789501

Aladim Locutor

Leave a reply