Em Lauro de Freitas, projeto da Semdesc leva mulheres para ação de cuidados com a saúde e bem-estar

0
471

No cenário de belezas naturais da Praia de Buraquinho, mulheres referenciadas da rede socioassistencial de Lauro de Freitas aproveitaram, nesta terça-feira (15), um dia de cuidados com a saúde e o bem-estar. As participantes do “Projeto Ser Mulher”, uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), se integraram em aula de fitdance, palestra sobre autoestima e momentos de beleza.

O dia especial para elas é uma ação alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, como destacou Tito Coelho, secretário da Semdesc. “Este evento vai para além dos serviços que disponibilizamos em nossos equipamentos, como o CRAS e CREAS. Entendemos que o público feminino precisa desse olhar e com isso trazemos um alerta sobre cuidados com a saúde, com momentos de lazer, para que elas percebam seus potenciais, suas capacidades e reconheçam sua beleza”, pontuou.

Entre a aula de fitdance, palestra e tratamentos de beleza, as mais de 70 mulheres participantes do evento também desfrutaram de um café da manhã e almoço. A moradora de Portão, Eime Santos, mostrou todo o seu swingado na aula de dança. “Minhas cunhadas me avisaram desse evento e eu topei na hora. Ontem eu estava num dia bem estressante e hoje aqui eu já consegui relaxar bastante. Me joguei no fitdance. Não dá para desperdiçar essas oportunidades de se divertir”, relatou Eime.

Contemplativa com o barulho do mar, Maria Francisca dos Santos, 65 anos, se conectou profundamente com a mensagem da palestra sobre autoestima. “Quando a psicóloga falou sobre as formas como a gente deixa o nosso ânimo ir para baixo, ela falou com o meu coração. Passei dias difíceis em casa. Eu estava muito para baixo, mas os conselhos que ela deu vão servir muito para mim. E este dia aqui já me deixou muito feliz”, ressaltou a moradora da Lagoa da Base.

Na palestra ministrada pela psicóloga Dulce Mascarenhas, a profissional trabalhou dispositivos que causam a falta de autoestima e orientou maneiras de evitar esse estado subjetivo, com a prática do auto perdão, a gratidão e o reconhecimento de suas fortalezas. Já o momento de beleza das mulheres, que contou com design de sobrancelha, manicure e massagem, foi realizado em parceria com o Instituto Mix. Toda a ação do projeto Ser Mulher ocorreu no Píer XV, em Buraquinho.

Jornalista: Laerte Santana
Foto: Wandaick Costa

15/03/2022

www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

Aladim Locutor

Leave a reply