Geração de renda: mulheres assistidas pelos CRAS aprendem a produzir geleias em oficina culinária do CRESAN Lauro de Freitas
Mulheres assistidas pelos CRAS Itinga 1 e 2 aprenderam, nesta quarta-feira (9), receitas de geleias de abacaxi com pimenta e de casca de maracujá. A atividade desenvolvida no Restaurante Popular de Lauro de Freitas, com foco na geração de renda, faz parte da programação do Centro de Referência de Segurança Alimentar (CRESAN), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc).
Com carga horária de 3h e certificação, a oficina de geleias naturais foi dividida em parte teórica e prática. Primeiro, as participantes aprenderam sobre boas práticas de manipulação, que envolve orientações de seleção dos fornecedores, compra, recebimento, pré-preparo, preparo, transporte, distribuição e exposição à venda para o consumidor final. Segundo Hana Vieira, nutricionista coordenadora do Cresan, após entender a teoria é hora de colocar a mão na produção.
“Mas não basta produzir, é necessário ter técnicas para vender um produto seguro. Aqui na prática elas aprendem o passo a passo, fazem a degustação e levam amostras para casa. Nosso objetivo com a oficina é a geração de renda. Então, a partir do que elas aprenderam aqui, podem desenvolver outras receitas com outros tipos de frutas, e estarem comercializando”, destacou Hana.
Moradora do Parque São Paulo, Aldeneide Machado, 41 anos, chegou na oficina através do Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do seu bairro. “Aqui eu já aprendi sobre organização, higienização e manipulação dos produtos. A oficina é uma oportunidade para quem quer empreender e como estou desempregada vou participar de todas que tiverem. Saindo daqui e chegando em casa já vou colocar em prática todo o aprendizado”, contou.
De acordo com o Cresan, mais oficinas voltadas à geração de renda e a alimentação saudável serão desenvolvidas. “O Centro, que faz parte do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DESAN), sempre desenvolve esse trabalho de oficinas. Já tivemos de confecção de trufas, cardápio natalino e outros. Para as próximas oficinas culinárias vamos promover uma de geladinho gourmet e cardápio voltado para pessoas hipertensas”, informou a coordenadora Hana.
Jornalista: Laerte Santana
Foto: Wandaick Costa
09/03/2022
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação
Filho da terra, locutor há mais de 20 anos, blogueiro, empresário e apaixonado por Lauro de Freitas-Bahia.
Leave a reply Cancelar resposta
Mais Notícias
-
Covid-19: estudo mostra que mulheres se vacinam mais que homens
26 de fevereiro de 2022