Julho Amarelo: No Chafariz, Prefeitura de Lauro de Freitas realiza mais um mutirão de testagens e vacinação

0
135

Essa iniciativa é excelente, até mesmo porque só assim testando, serão levantados os índices reais das doenças virais em Lauro de Freitas”. As palavras são da comerciante Regivani Guimarães, de 56 anos. Ela foi uma das pacientes testadas no mutirão do “Julho Amarelo” realizado na manhã desta quarta-feira (19), na Praça das Pitangueiras, no Chafariz. A ação foi realizada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), e tem a coordenação de Djair de Jesus, responsável pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).A campanha tem como finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Regivani acredita que levar o mutirão ao local público ajuda na oferta do serviço e também na conscientização da população quanto a essas doenças. “O mutirão é muito importante. O serviço é ofertado onde tem uma transição de pessoas muito grande e isso daí vai conscientizando a população, para que ela realmente venha se vacinar e realizar os exames necessários no dia a dia”, completou.Enfermeiro no CTA, Ramon Campos falou da importância em realizar os testes. “A população tem interesse nos testes rápidos, por serem infecções silenciosas, que a pessoa justamente não tem sintomas e acaba não sabendo se tem ou não alguma infecção. Por isso, realizamos os testes das hepatites B e C, mas aproveitando a oportunidade também testamos para sífilis e HIV. Isso atrai a população, eles têm interesse em estar realizando esses testes e temos tido boa procura nas ações”, disse.A campanha seguirá durante todo mês de julho em outros pontos do município. Até o momento, de acordo com Ramon, em cada atividade realizada são atendidas em média 200 pessoas. “Essa média é referente tanto para vacinação, quanto para testagens rápidas, orientações e distribuição de insumos”, explicou. Além do CTA, o serviço de testagem também está disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs), que também prestam o serviço. O profissional de saúde faz um alerta à população sobre a necessidade de procurar uma unidade e realizar a testagem. “Você que nunca realizou o teste ou que já realizou há mais de 6 meses, procure uma USF, faça o teste novamente. Por se tratar de infecções sexualmente transmissíveis e também através de outros meios de contaminação, que são silenciosas, muitas vezes a pessoa não manifesta sintoma algum”. O paciente tem acesso ao diagnóstico, o procedimento é simples e rápido, e o resultado sai em até 15 minutos. “O CTA é uma referência em tratar as infecções, então acolhemos, estamos tratando e de fato dando uma qualidade de vida para essas pessoas”, concluiu Ramon. Próximas açõesOs próximos mutirões já têm data e local definidos. No dia 22 de julho, o bairro contemplado será Villas do Atlântico, das 8h às 12h. Já no dia 28, o mutirão será realizado no estacionamento do Atacadão (antigo Maxxi), das 6h às 17h.
Os interessados também podem realizar os testes no CTA, em Vila Praiana, ou em qualquer USF, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

Texto – Neison CerqueiraFoto – Lucas LinsSUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitaswww.laurodefreitas.ba.gov.brTEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply