Governador e secretária vistoriam obra do Hospital Regional Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas

0
157

 

Nos próximos meses, a saúde do extremo-sul baiano vai ganhar um reforço: o Hospital Regional Costa das Baleias.  A unidade, que integrará a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado, está sendo construída na cidade de Teixeira de Freitas, e vai garantir atendimento de média e alta complexidade para toda a região.

Acompanhado da secretária da Saúde do Estado Roberta Santana, o governador Jerônimo Rodrigues vistoriou as obras da unidade de saúde nesta terça-feira (22), e destacou a importância que o espaço vai representar no processo de regionalização da assistência. “Estamos trabalhando para que, em breve, a região possa contar com mais esse equipamento de saúde que vai oferecer 216 leitos ao todo. Nós queremos, ainda esse ano, fazer o hospital funcionar. Entregaremos os serviços que essa região tanto precisa”, adiantou.

 

Com 86% das obras físicas concluídas, o Hospital Regional Costa das Baleias vai ofertar 150 leitos de internação, 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de 24 leitos destinados à Urgência/Emergência e 12 poltronas de Quimioterapia. Com um investimento de mais de R$ 125 milhões somente nas obras físicas, o local vai disponibilizar atendimentos nas especialidades de cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, atendimentos de saúde mental, entre outras.

 

A secretária da Saúde destacou que a unidade vai funcionar com oferta de serviços 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Central Estadual de Regulação. “O novo hospital vai trazer o atendimento de alta complexidade para a região. São 216 leitos e teremos equipamentos de imagem como ressonância, mamografia, angiógrafo, todos os equipamentos de ponta para que esse seja referência para os municípios da região. Voltaremos em breve para entregar essa unidade que vai mudar a realidade da saúde no extremo-sul”, comemorou Santana.

 

Retomada

 

Na ocasião, a secretária Roberta Santana também acompanhou o andamento da obra de implantação do serviço de radioterapia no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. A iniciativa faz parte do Programa de Expansão do Serviço de Radioterapia do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde, e teve as obras retomadas após quase três anos de paralisação.

 

“Essa é uma obra do Governo Federal que foi completamente paralisada na gestão anterior. Assim que assumiu o governo, o presidente Lula retomou a construção. Hoje, a obra está 84% concluída e, em breve, deve oferecer o serviço de radioterapia visando atender as demandas regionais de assistência oncológica em parceria com Estado e municípios”, explicou.

——————

Fotos: Bárbara Silveira/SAÚDE GOVBA

Aladim Locutor

Leave a reply