Governo da Bahia entrega dez veículos para reforçar a vacinação no interior do Estado

0
126

Como mais uma estratégia para reforçar a vacinação no interior do Estado, o Governo da Bahia entregou, na manhã desta quarta-feira (13), dez veículos que vão ser integrados à frota do Programa Vacina Bahia. A entrega foi realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues na sede da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), e contou com a presença do vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, e da secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.  

Lançado no mês de fevereiro e com investimento inicial de R$ 3,7 milhões, o Vacina Bahia busca fortalecer todo o calendário vacinal no Estado, principalmente no grupo de crianças até um ano, com foco no aumento da cobertura das vacinas contra a Poliomielite, Pentavalente, Pneumo 10 e Tríplice Viral. Em 2022, a Bahia registrou uma cobertura vacinal de 75,06% para Poliomielite; 75,4% para Pentavalente; 79,4% da Pneumo 10 e 75,6% da Tríplice Viral.  

Na primeira fase, a ação focou nos 43 municípios com até 100 mil habitantes com as mais baixas coberturas vacinais e, a partir de agora, será expandido, passando a contar com a busca ativa e levando os agentes de imunização até as comunidades indígenas e quilombolas, por exemplo. Foram beneficiados os Núcleos Regionais de Saúde Leste, Sul, Oeste, Centro Leste, Centro Norte, Nordeste, Extremo Sul, Norte e Sudoeste. 

“Alguns municípios da Bahia têm feito um trabalho exemplar, trabalhado constantemente com as metas de vacinação, mas alguns precisamos estar juntos, colados, incentivando e cobrando. Estamos entregando automóveis para que as nossas Regionais de Saúde possam monitorar, acompanhar e trabalhar para melhorar os índices de vacinação no nosso Estado. Esses locais terão automóveis, pessoal e estrutura para poder acompanhar e monitorar a vacinação em cada canto da Bahia”, explicou o governador.  

Secretária da Saúde, Roberta Santana destaca que, além de campanhas de incentivo à imunização, o Estado também disponibiliza, desde o início do programa, recursos humanos e equipamentos para os 43 municípios com até 100 mil habitantes com as mais baixas coberturas vacinais selecionados nessa primeira etapa da ação. 

“Nos últimos quatro anos, nós tivemos uma baixa nas nossas coberturas vacinais. Hoje, com essa entrega, estamos levando veículos para os Núcleos Regionais de Saúde para que a gente possa fazer a busca ativa da vacinação. A Ideia é levar a vacinação até as comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas. Alinhado com o Governo Federal, no Programa Nacional de Imunização, nós estamos fazendo um planejamento para levar a vacinação a todo o interior do estado. A vacina salva a vidas e a gente tem pedido a toda a população que se comprometa com esse movimento”, pede a secretária. 

—————-

Fotos: Pablo Barbosa/SAÚDE GOVBA

Aladim Locutor

Leave a reply