Lauro de Freitas inicia primeira etapa de vacinação contra influenza nesta segunda-feira (4)

0
549

A partir desta segunda-feira (4), até o dia 30/04, trabalhadores da área da saúde, das esferas público e privada, idosos com idade acima de 60 anos e povos indígenas começam a ser vacinados contra a influenza em Lauro de Freitas. A vacinação será realizada em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 15h30. Para receber a vacina, o público deverá apresentar documento oficial com foto. Os trabalhadores da área da saúde também deverão estar com o contracheque atualizado ou carteira de trabalho.

A vacina é contraindicada apenas para pessoas que tenham alergia a ovo. Quem estiver apresentando doenças febris agudas, moderadas ou graves, deve adiar a vacinação até o desaparecimento dos sintomas. Essa é a primeira etapa da campanha nacional de vacinação. Durante a segunda etapa, vai de 02/05 até 03/06, o público-alvo será ampliado, incluindo gestantes, puérperas, professores, trabalhadores de transporte coletivo, entre outros.

De acordo com o Ministério da Saúde, não há a necessidade de intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e a influenza, ambas podem ser administradas ao mesmo tempo. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus tem alto grau de transmissibilidade, registrando um aumento de casos nas estações climáticas mais frias. A contaminação pelo vírus se dá de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas pela tosse, espirros e fala.

Os sintomas da doença são febre alta, dores musculares, de garganta e cabeça, além de coriza e tosse. De acordo com o Ministério da Saúde, a febre é o sintoma mais importante, durando em torno de três dias. Os demais sintomas costumam ser mais evidentes à medida que a doença progride e costumam durar de três a cinco dias, após o desaparecimento da febre. Em alguns casos podem ocorrer complicações mais graves, podendo levar a quadros patológicos como a pneumonia, necessitando, em alguns casos, de internação hospitalar.

Jornalista: Rodrigo Castro
Foto: Edgard Copque

01/04/2022

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

Aladim Locutor

Leave a reply