Mais de 200 mulheres fizeram exame preventivo neste sábado em Lauro de Freitas

0
432

A dona de casa Carla Araújo aproveitou a manhã deste sábado (02) para realizar seu exame ginecológico que auxilia na prevenção do câncer do colo de útero. Assim como ela, outras 239 mulheres de Lauro de Freitas, com idade entre 25 a 64 anos, foram até um dos postos de saúde hoje para se cuidar e assim manter a saúde em dia. O projeto intitulado ‘Semana de Prevenção e Conscientização do Combate ao Câncer do Colo do Útero’, segue até a próxima sexta-feira (08) e é realizado através da demanda espontânea.

Após cerca de quarenta minutos dentro do consultório para o exame minucioso, ela que não realizava o preventivo há mais de cinco anos, elogiou a iniciativa. “Muito bom chegarmos e sermos logo atendidas, sem filas ou longas esperas. Nós, que somos mulheres, cuidamos da casa, do trabalho e da família e às vezes deixamos para depois o cuidado pessoal. Foi isso que aconteceu comigo, me preocupei mais com os outros do que comigo mesma e deixei para depois minha saúde. Hoje, enfim, pude fazer meu exame porque também preciso me cuidar”, disse.

No município, cerca de 55 mil mulheres estão na faixa etária da campanha. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), mais de 39 mil ainda não fizeram o exame este ano. Para o secretário Augusto César Pereira, é necessário que todas que se enquadram nesse público alvo procurem uma das 16 Unidades de Saúde para realizar seu exame.

“O preventivo é um exame capaz de detectar os primeiros sinais de desenvolvimento de câncer de colo de útero ou demais doenças sexualmente transmissíveis que acometem os órgãos genitais feminino, prevenindo a evolução ou complicações”, explicou.

Ainda de acordo com o gestor, a ação que teve início na última segunda-feira (28), alcançou pouco mais de mil mulheres. A baixa procura fez com que a Sesa ampliasse a iniciativa por mais uma semana. “Estaremos até a próxima sexta-feira (08) atendendo as mulheres através da demanda espontânea, ou seja, chegou na unidade é só apresentar o documento de identificação e CPF para realizar o exame”, explicou.

Os atendimentos iniciam às 8h e seguem até às 15h. Primeiro a paciente passa por uma triagem com a enfermeira onde são verificados peso, altura e aferida a pressão arterial. Em seguida, as mulheres aguardam para realizar nos consultórios o exame preventivo. Após 30 dias, o resultado ficará disponível para retirada na unidade onde a mulher realizou o exame.

Jornalista: Giovanna Reyner
Foto: Maína Diniz

01/04/2022

www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

Aladim Locutor

Leave a reply