Mais de 4 mil óculos são entregues a mulheres que participaram da Feira Março Mulher

0
295

no período de 8 a 12 de março, na Arena Fonte Nova, estão recebendo, nesta segunda-feira (15), os óculos de grau receitados por médicos oftalmologistas após consulta. A entrega é fruto de uma iniciativa da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) em parceria com Voluntárias Sociais da Bahia e a Organização Voluntários do Sertão.

Uma das mulheres que já pode sair da Fonte Nova com seus óculos foi a dona de casa Eugênia Bispo dos Santos. Ela conta que tem dificuldade de ler por conta da visão e por isso procurou o atendimento na Feira Março Mulher. “Já sabia que iria precisa de óculos, mas sempre adiava a busca por um profissional. Com essa oportunidade de atendimento na ação, busquei o oftalmologista e que bom que já sai agora com os óculos”, comemora.

A estrutura está montada até às 17h para receber todas essas mulheres que já foram atendidas pelos médicos oftalmologistas e agora estão ganhando os óculos de forma totalmente gratuita. A entrada para o espaço está sendo feita pelo Acesso Sul da Fonte Nova, ao lado do Dique do Tororó, onde está instalada a loja do Esporte Clube Bahia. Para realizar a retirada, será preciso apresentar o canhoto entregue após a consulta oftalmológica realizada na Feira Março Mulher ou um documento de identificação com foto. A ação nesta segunda-feira não é voltada para a realização de exames, sendo destinada apenas para a entrega dos óculos.

A Secretaria da Saúde do Estado, Roberta Santana, aponta que a entrega dos óculos faz parte de uma ação integral de assistência. “Hoje a felicidade que a gente tem é poder proporcionar a essas mulheres saírem enxergando bem. Demos acesso ao oftalmologista e agora estamos concretizando mais uma etapa, que é a entrega dos óculos”, afirma Roberta.

O coordenador da Ação, Edvaldo Gomes, explica que as mulheres que não puderem ir à Arena Fonte Nova pegar os óculos nesta segunda-feira (15) terão a oportunidade de retirá-los a partir desta terça-feira (16) no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, das 8h às 12 e das 13h30 às 17h apresentando o RG.

A moradora de Salvador Valdineia Ferreira da Silva foi uma das que também já está com seus óculos. Ela conta que foi à Feira Março Mulher em busca de um mastologista e aproveitou também para passar pela consulta com o oftalmologista. “Como já tinha dificuldade de enxergar não deixei passar a oportunidade de fazer os exames de vista. Essa iniciativa de oferecer a consulta e também os óculos foi ótima. Já estou saindo daqui enxergando melhor”, disse.

Mais de 35 mil atendimentos

A Feira Março Mulher contabilizou mais de 35 mil atendimentos de saúde e de cidadania. Durante os cinco dias de ação, o atendimento oftalmológico foi o que registrou maior procura, com mais de 5 mil consultas realizadas. Entre os serviços mais procurados, além do oftalmológico, os exames de imagem também registraram grande procura. Ao todo, foram mais de 3.500 exames de ultrassonografia realizados, além de 2.680 odontológicos e outros 1.800 preventivos ginecológicos.

Além oferta dos serviços de saúde, foram oferecidos serviços de cidadania, a exemplo de emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade, de forma totalmente gratuita, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais. A ação proporcionou às mulheres o cadastramento e/ou atualização dos dados pessoais e profissionais do trabalhador no Sistema Intermediação de Mão de Obra (IMO), viabilizando o acesso à intermediação de mão de obra e demais serviços do Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho (Sine).

====

Imagens entrega de óculos e sonora secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana:

https://we.tl/t-fqsql4FL12

===

Fotos: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

Aladim Locutor

Leave a reply