“Operação Chuva 2022” em Lauro de Freitas mantém equipes com plantão 24h para dar mais agilidade no atendimento à população

0
394

A Prefeitura de Lauro de Freitas anunciou nesta quarta-feira (20), as medidas que vem tomando para dar suporte à população no que diz respeito aos efeitos causados pela chuva. A “Operação Chuva 2022” atenderá, em caráter especial de plantão, com atendimento 24h, para dar mais agilidade à população, especialmente os moradores de áreas de risco. A operação é coordenada pelo gabinete do vice-prefeito, por meio da Superintendência de Defesa Civil, e conta com a participação de mais sete secretarias municipais.

A operação está focando suas ações na intensificação de medidas especiais voltadas nas áreas de risco, monitoramento da situação e apoio no plantão de 24h para apoiar a Defesa Civil, em caso de ocorrência. Ao todo, 15 medidas já estão sendo tomadas, como a limpeza de córregos e rios, desentendimento de bueiros, poda de árvores, limpeza de ruas, monitoramento de pontos críticos para alagamentos ou deslizamentos, entre outras.

As equipes também estão trabalhando diariamente na sensibilização da população que vive em áreas de risco, promovendo inclusive a remoção, quando necessária, de moradores destes locais. Eles estão sendo atendidos com a concessão do auxílio aluguel, que atualmente já atende a mais de duas mil famílias em Lauro de Freitas.

As equipes seguem de plantão. Em caso de emergências relacionadas às chuvas, a população deve acionar as equipes da Defesa Civil Municipal por meio dos telefones 199 ou 3288-8628 e pelo e-mail: [email protected].

MONITORAMENTO

Atualmente, Lauro de Freitas conta com seis pluviômetros automáticos e duas estações hidrográficas de Rede de Monitoramento de Desastres Naturais instalados estrategicamente em diversos bairros que ajudam a medir a quantidade e intensidade das chuvas e o monitoramento também do nível do Rio Ipiranga. Tudo é acompanhado através de mapas das áreas de risco em toda cidade. A Defesa Civil trabalha para redução de riscos e de desastres, desde sábado (16/04) foram colocadas 1.700 m2 de lona plástica nas encostas. Mesmo com as fortes chuvas que caem na RM, Lauro de Freitas não registrou nenhum caso de desabrigados ou vítimas fatais.

Na terça-feira (19), a prefeita Moema Gramacho acompanhou de perto os principais pontos de alagamento da cidade. A gestora esteve em Vila Nova de Portão, no Parque Rosa dos Ventos, no Centro, e no Tropical de Baixo, na Itinga, para conversar com a comunidade e buscar alternativas para minimizar os reflexos das fortes chuvas que atingem a cidade desde o início da semana.

Acompanhada de agentes da Defesa Civil Municipal, a gestora visitou alguns pontos atingidos pela frente fria, ouviu os munícipes e comentou que a visita é uma ação da Operação Chuva 2022, da gestão municipal. “Sabemos que as fortes chuvas causaram alagamentos em alguns pontos da cidade. Com essa visita, a gente quer saber a real situação dos locais e das pessoas, para buscar alternativas para diminuir os prejuízos causados pelas chuvas. Justamente por isso, criamos também a Operação Chuva 2022, para uma série de ações para atender aos munícipes afetados pelo temporal”, contou.

Participam da operação, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMARH), de Infraestrutura (SEINFRA), Serviços Públicos (SESP), Desenvolvimento Social (SEMDESC), de Trânsito e Transporte (SETTOP) e de Desenvolvimento Urbano (SEDUR).

Jornalistas: Rodrigo Castro e Aina Soledad
Fotos:PMLF

20/04/2022

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

Aladim Locutor

Leave a reply