Orçamento Participativo: moradores de Itinga sugerem melhorias na mobilidade urbana

0
79

A Prefeitura de Lauro de Freitas retomou as audiências públicas que possibilitam a contribuição da população para a implantação de melhorias na cidade. O primeiro encontro foi realizado na noite desta quarta-feira (13), na Escola Municipal 2 de Julho, no bairro de Itinga.  Na oportunidade, foram feitas solicitações nas áreas de mobilidade urbana, meio ambiente, iluminação, infraestrutura e a implantação de um ecoponto no bairro. Estavam presentes os moradores da região, a prefeita Moema Gramacho, o vice-prefeito Vidigal Cafezeiro, gestores das secretarias e membros do legislativo.

A audiência busca oferecer um espaço de integração entre a gestão e a população. O secretário municipal da Fazenda, Luiz Cláudio Guimarães, explica que todas as regiões serão ouvidas. “Começamos aqui na Itinga por ser o maior bairro e ter maior concentração de população, mas vamos passar por outras localidades também. Essa interação é fundamental para que tenhamos uma fotografia do que é prioridade. Pelo menos 2% da receita tributária terá que ser aplicada no orçamento participativo. É um trabalho coletivo e muito importante”.

Dona Carmem Santos mora na Itinga há mais de 30 anos. Ela fez questão de ir à audiência para agradecer os pleitos atendidos nos anos anteriores e fazer novas sugestões de melhorias no bairro. “Eu já tinha participado dessas reuniões com a Prefeitura. Solicitei asfalto nas ruas Eduardo Silva e Adrelina de Oliveira. Graças a Deus já foi atendido. Está tudo asfaltado e muito bonito. Hoje vim agradecer e pedir uma pracinha para diversão das crianças. É muito bom ser ouvida e poder ajudar”, disse.

Já o morador Antônio Celestino, assim como outros participantes, solicitou intervenções na questão da mobilidade urbana. “Eu quero pedir uma melhora do transporte público no Lindú.  Minha sugestão é que a gestão faça um estudo para melhorar o fluxo na região”, explicou. 

As audiências públicas serão realizadas em mais sete bairros. As propostas enviadas terão a viabilidade técnica e financeira avaliadas pela Prefeitura, e as que forem selecionadas serão incorporadas ao Orçamento Participativo do município. “Se tem uma coisa que posso me orgulhar em dizer é que muito do que fizemos, foi com a ajuda da população. Agradecemos todas as contribuições e as críticas construtivas também. Essas são bem vindas porque os munícipes são os nossos olhos. Precisamos da colaboração de cada um para construir uma cidade cada vez melhor”, disse a prefeita Moema Gramacho.

Confira a programação das próximas audiências:

20/07 às 18h no Centro – Centro Educacional Municipal Fênix

27/07 às 18h em Vida Nova- Escola Municipal Vida Nova

03/08 às 18h em Areia Branca- Escola Municipal Edvaldo Boaventura

10/08 às 18h no Capelão – Escola Municipal Tenente Gustavo dos Santos

17/08 às 18h em Portão – Escola Municipal Félix Cardoso de Araújo

27/08 às 18h no Parque São Paulo – Escola Municipal Jacira Fernandes Mendes

31/08 às 18h em Vilas do Atlântico – Colégio Mendel

Jornalista: Iana Silva

Foto: Lucas Lins

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Deixe uma resposta