Prefeita Moema Gramacho se reúne com profissionais da educação municipal de Lauro de Freitas

0
78

A prefeita Moema Gramacho se reuniu, na tarde desta quinta-feira (25), com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (ASPROLF), para tratar de assuntos pendentes durante as tratativas da Campanha Salarial 2024.

O encontro aconteceu no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF) e contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Educação (SEMED) e Administração (SECAD). As partes estão em negociação desde março. Dentre as reivindicações dos profissionais, estão: prazos para pagamentos de retroativos de processos; avaliação de desempenho; cartão de transporte; pecúnia e celeridade nos processos que estão na Procuradoria Geral do Município (PGM).  

A gestora afirmou que os profissionais receberam um percentual de reajuste maior que a inflação, ressaltando que houve ganho real. “Na minha gestão há uma valorização dos profissionais. Trabalhamos para manter o piso nas carreiras. Somos a gestão que ajudou a construir um plano de carreira. O que tiver dentro da lei, faremos. Não tem sido diferente do que vem acontecendo ao longo dos anos”, pontuou.

Outro ponto explicado pela prefeita foi em relação ao pagamento indenizatório – ou pecúnia. A gestora garantiu que vai verificar a possibilidade de pagamento em relação a quantidade, mas esclareceu que a Prefeitura precisa ter condições de honrar para que todos recebam. “Não descarto uma análise desse processo”, garantiu. “Só farei o que tivermos condições de cumprir e arcar, para não deixar dívidas para futuros gestores. Eu estou aqui para dialogar e negociar com vocês, e da minha parte vou continuar mantendo o respeito”, completou Moema.

Após o encontro, o presidente da ASPROLF, Valdir Silva, espera que a categoria tenha os pleitos atendidos e aguarda retorno da gestão municipal. “Saímos da reunião com a expectativa de que a apresentação que a prefeita fará ao Comitê de Custeio vote favorável à categoria, que há muito tempo espera o retorno do retroativo de processos que foram interrompidos em 2022. Depois de apresentarmos as pautas pendentes, a Prefeita deliberou que vai apresentar aos responsáveis e trará numa próxima reunião, enfatizando que será rápida a tratativa”, declarou Valdir.

Moema ainda afirmou que a Prefeitura sempre garantiu a celeridade nos processos junto à PGM. “Vamos cobrar um empenho maior da análise desses processos e de acordo com a capacidade do município, agir conforme a lei determina”, finalizou.


TEXTO – Neison CerqueiraFOTO – Lucas LinsSUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitaswww.laurodefreitas.ba.gov.brTEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply